Pescadores faturam até R$ 1200 levando devotos para entregar presente à Iemanjá

Cerca 60 barcos auxiliam na entrega dos presentes

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 12:38

Rio Vermelho
Pescadores faturam até R$ 1200 levando devotos para entregar presente à Iemanjá Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

Uma das tradições da festa de Iemanjá é a entrega dos presentes para a Rainha do Mar. Para isso, os fiéis utilizam o transporte feito pelos barcos na praia da Paciência.

Rodrigo Pereira, 22 anos, conta que cerca de 60 pescadores levam os devotos para o mar. "Cada pescador faz em média 130 viagens. O lucro varia entre cada pescador, mas pode chegar a 1200 reais", afirmou.

O grupo de Celso Santos, 45 anos, é composto por seis barqueiros que se dividem para fazer o transporte em trêsm embarcações. "Até agora, eu já fiz 70 viagens. Cada uma custa entre 10 e 20 reais. No fim do dia, a gente divide o valor. Geralmente cada um fica com 700 reais".

O casal Kika e Felipe Cury vieram de São Paulo e estão pela primeira vez na festa do dia 02 de fevereiro. Ele pegaram um barco para entregar o presente. "A gente sempre quis conhecer. Lá em São Paulo são pequenos grupos que fazem a celebração, mas não é como aqui. Queríamos fazer a entrega no mar, então fomos de barco", contaram.

A alagoana Jaqueline Tavares, 38, foi para a festa de Iemanjá com a amiga. Ela esteve no Rio Vermelho na quinta-feira (1º) e voltou nessa sexta-feira (02). "Ontem à noite, eu entreguei o presente na beira do mar. Hoje eu quis ir até o fundo pra deixar minha oferta", afirmou