Pelo segundo mês seguido, Tecon Salvador registra crescimento na movimentação de contêineres

Em agosto, a alta foi de 23,7%, comparando com o mês do ano passado

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 17:07

 O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador atingiu recorde na movimentação de cargas
O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador atingiu recorde na movimentação de cargas Crédito: Divulgação

Pelo segundo mês consecutivo, Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, registrou um crescimento na movimentação de contêineres, atingindo um novo recorde. 

Em agosto, a alta foi de 23,7%, comparando com o mês do ano passado. Foram movimentados 46,3 mil TEUs (unidade de contêiner de 20 pés), 8,9 mil a mais que o referido período de 2023, com maior representatividade das cargas de exportação e cabotagem (trânsito de navios na costa brasileira).

As cargas de exportação subiram 26%, com a presença de 8.8 mil TEUs cheios, tendo entre as mais expressivas, o algodão produzido da região Matopiba (420%), além dos segmentos de químicos (+21%) e celulose (+21%), e que tiveram como destinos a Ásia, EUA e Europa. Na cabotagem, a alta foi de 28%, com 9.6 mil TEUs, principalmente, com materiais dos segmentos de plásticos e polímeros (+44%) e químicos (+52%) e também bebidas (+76%).

Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, avalia o resultado como resultado do trabalho feito. “ Nos antecipamos ao prover uma estrutura equipada com tecnologia de ponta para que a Bahia esteja à frente, capaz de receber os maiores navios na costa brasileira, mapeando oportunidades, fortalecendo negócios já existentes, contribuindo na busca pelas melhores soluções para cada segmento”, explica.

Transbordo

No serviço de transbordo, operação para reposicionamento de contêineres cheios e vazios e que permite a conexão entre terminais por meio de hubports, o crescimento mensal foi de 37% (12,1 mil TEUs) com aumento de cargas com conexões tendo como destinos/origens: Singapura, China e Índia, no exterior, e, no Brasil, Paranaguá (PR), Pecém (CE), Navegantes (SC), Manaus (AM) e Suape (PE).