Passageiros ficam mais de 6h na fila do ferry em retorno do final de semana na Ilha

Em pleno verão, sistema segue operando com cinco embarcações; previsão é de que mais uma entre em operação até o Carnaval

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 20:50

Passageira passou 6h em uma fila até embarcar na noite desta segunda-feira (15) Crédito: CORREIO/Marina Silva

Quem estava na Ilha de Itaparica e deixou para retornar a Salvador na tarde desta segunda-feira (15), pensando em encarar um fluxo mais tranquilo, foi surpreendido por uma fila gigante. Apesar do 'filômetro' prever mais de duas horas para quem não estava com a viagem agendada, ninguém esperava encarar uma fila por mais de 6h para embarcar no Terminal de Bom Despacho.

Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), a espera para embarque de carros estava em 3h30, mas passageiros relataram um tempo de espera bem maior na tarde de hoje.

"Quando decidi vim por aqui, eu olhei o filômetro. Por volta do meio-dia estava intenso, com mais de 2h para embarcar, mas era suportável. Cheguei 13h30 e a fila estava lá embaixo. Eu arrisquei e resolvi ficar aqui. Só que o tempo foi passando e não andava. Eu só consegui comprar a passagem, aqui nessa parte de dentro, 17h54", disse uma passageira ao CORREIO.

"O filômetro deveria se chamar enganômetro. Falta de transparência com o consumidor. Se eles sabem que o tempo de espera é de 6h, tem que informar isso. Não pode botar lá: 'mais de duas horas', sendo que é três vezes mais. Final do ano, beleza. Mas numa segunda-feira? Será que amanhã também vai ser 6h de espera?", questionou a passageira indignada.

Passageira passou 6h em uma fila até embarcar na noite desta segunda-feira (15) Crédito: Acervo pessoal

No total, cinco embarcações estão realizando viagens nesta segunda: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu. Ainda de acordo com a ITS, são as mesmas embarcações que atuaram durante a Operação especial de Final de Ano. Os ferries Anna Nery e Dorival Caymmi estão em manutenção.

A ITS informou ainda que o motivo da demora são mais pessoas buscando pelo serviço, que os ferries realizaram viagens a cada uma hora, além de mais sete viagens extras, e que o 'filômetro' considera tanto quem está dentro do terminal, quanto quem está enfileirado na rua. A passageira que passou 6h na fila conseguiu embarcar no Zumbi dos Palmares às 19h30.

Só cinco ferries?

Neste mês de janeiro, o esquema no sistema do ferryboat deve seguir com as cinco embarcações que operam desde o ano passado. A previsão é de que o serviço de docagem no ferry Anna Nery termine antes do Carnaval, para que seis embarcações estejam em operação durante a festa.

No processo de docagem, a embarcação é retirada da água para realizar serviços em geral. De acordo com a ITS, o Anna Nery está passando por uma reforma completa que já estava agendada. Já o Dorival Caymmi passa por manutenção corretiva. Não há previsão para o retorno.

Multa milionária

Codecon autuou a Internacional Travessias Crédito: Divulgação/Codecon

Logo após a virada do ano, a Internacional Travessias recebeu uma notificação da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para prestar esclarecimentos sobre a queda de energia ocorrida a bordo, colocando em risco a vida dos passageiros, tripulação e também de outros navegantes próximos em alto mar.  

A empresa que opera o ferryboat foi multada em R$1 milhão. Segundo a entidade, a decisão ocorreu em razão das decorrentes falhas na prestação do serviço ao consumidor aliado ao processo administrativo aberto para apurar as constantes reclamações dos usuários e pelas notificações não respondidas de maneira satisfatória pela empresa.

Mais gente procurando

Entre os dias 21/12/2023 e 14/01/2024, o ferryboat transportou 561.801 pedestres e 83.318 veículos. Segundo a ITS, os números representam um aumento de 13% e 10% comparado com o mesmo período de virada em 2022 e 2023.

No período específico de operação especial no final do ano, de 21/12 a 4 de janeiro, foram realizadas 560 viagens oficiais e mais de 231 viagens extras. Também foram transportadas 357 mil pessoas e quase 52 mil veículos. Isso representa até o momento um aumento de mais de 18% no transporte de passageiros e 14% no de veículos em comparação com o ano anterior.