Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Paço da Câmara Municipal é isolada devido a sobrepeso da água usada para apagar incêndio

O fogo atingiu o teto do Salão Nobre da Casa

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 às 17:38

Incêndio atinge Câmara
Incêndio atinge Câmara Municipal de Salvador Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

O paço da Câmara Municipal de Vereadores foi isolado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta segunda-feira (24), devido ao sobrepeso da água usada para apagar o incêndio que aconteceu no local no início da tarde. Não houve feridos.

De acordo com o órgão, o incêndio atingiu o salão nobre e salas adjacentes da Casa, as demais dependências da Câmara não foram atingidas. O chefe da Assistência Militar da Câmara, coronel Marcelo Grun, revelou que as chamas atingiram inicialmente o teto do prédio, na área do Salão Nobre, e o fogo ficou entre o teto e o forro, não atingindo a parte interna.

Apesar de o fogo já ter sido controlado, o Corpo de Bombeiros da Bahia continua no local realizando o rescaldo.

A Codesal informou também que notificou a Câmara Municipal para que sejam feitas análises estruturais para recuperação das partes atingidas.

O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Maurício Trindade (PP) afirmou que todo o material que havia dentro do Salão Nobre foi retirado do local. "Tiramos todas as peças de louça, quadros e móveis. A princípio, não perdemos nada", disse. Memorial da Câmara Municipal de Salvador e as obras de arte estão intactos, apontam informações do Corpo de Bombeiros.

Histórico

O Paço da Câmara teve sua primeira construção em 1549, de taipa e palha. Em 1551, foi construída uma nova Casa, desta vez feita de pedra, cal, barro e coberta com telhas. Já em 1660, teve início a construção da edificação atual. Em 1969, foi construída a torre e instalado nela um sino, que posteriormente foi trocado por um relógio elétrico. Em 1885, a fachada foi alterada e, em 1970, a antiga versão colonial foi reconstruída. As informações são da Câmara Municipal de Salvador. 

O edifício é um dos mais antigos da cidade e possui uma estrutura arquitetônica reconhecida e protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O imóvel está próximo a importantes atrações turísticas, como o Elevador Lacerda, a Cruz Caída e o Pelourinho, reforçando sua relevância histórica e cultural para a capital baiana.