Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 08:36
O Papai Noel dos Correios, ação anual que consiste em adotar cartas escritas por crianças com pedidos de presentes, segue a todo vapor e tem ainda 130 mil sonhos no papel. A Bahia é o segundo estado com mais bilhetes ainda disponíveis, somando 14.746 ofícios.
Madrinhas e padrinhos podem fazer a adoção das cartinhas nos pontos físicos ou por meio do site dos Correios. Até o momento, os Correios já receberam mais de 300 mil cartas que atendem os critérios da campanha. Desse total, já foram adotadas quase 185 mil.
No ranking de carência aparecem São Paulo (28.888), Bahia (14.746), Minas Gerais (12.799), Ceará (9.022) e Rio de Janeiro (7.204).
Podem participar crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também são recebidas cartas de crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade.
Neste ano, por meio de uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estão sendo atendidos os pedidos de 8 mil crianças que vivem em abrigos de todas as capitais brasileiras.
Para celebrar a 35ª edição da campanha, os Correios estão percorrendo as capitais do país com uma Carreata de Luz. Em 2023, pela primeira vez, a ação atendeu 100% dos 270 mil pedidos de crianças em todo o Brasil. Para este ano, a campanha quer superar a meta.
“Esta é a ação natalina que mais sensibiliza e une o país. Conseguimos levar alegria para as crianças e, assim como no ano passado, não vamos deixar nenhuma delas sem presente”, ressalta o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Os prazos para adoção e entrega de presentes variam por estado, e podem ser conferidos no site dos Correios. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto indicado no blog. Na Bahia, o prazo termina em 15 de dezembro.
Quem não tiver tempo de escolher uma cartinha, mas quiser participar doando presente, pode deixar em uma agência dos Correios participante. Entre os presentes mais pedidos estão: bola, boneca, carrinho, mochila, material escolar, kit de maquiagem e pelúcias.