Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ovos, caixas de bombom e lembrancinhas: 80% dos baianos vão comprar presentes na Páscoa

Pesquisa também aponta que os ovos de Páscoa seguem líderes de venda

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 11 de abril de 2025 às 05:30

Neste ano, a Páscoa será comemorada no dia 20 de abril
Neste ano, a Páscoa será comemorada no dia 20 de abril Crédito: Marina Silva/CORREIO

Seja presenteando com ovos de chocolate vistosos, caixas de bombons de sabores diversos ou lembrancinhas feitas artesanalmente, o mote dos baianos é não deixar a Páscoa passar em branco. Religiosos ou não, estima-se que 80% dos consumidores da Bahia vão comprar presentes para celebrar a data mais importante do calendário cristão.

É o que mostra um levantamento realizado pela TIM entre os dias 10 e 16 de março deste ano. O estudo recebeu mais de 3 mil respostas de clientes de todo o estado e demonstrou como funciona o hábito de compra dos baianos durante a Páscoa.

Apesar dos preços mais elevados, o levantamento também aponta que os ovos de chocolate representam 32% das intenções de compra em comparação com outros tipos de chocolate em geral. “A preferência pelo ovo de Páscoa é muito mais pela tradição, pelas campanhas de marketing que o tornaram um símbolo para esse momento”, explica o consultor financeiro Raphael Carneiro.

O segurança João Faustino é um daqueles que não deixam a celebração passar em vão. Enquanto comprava barrinhas de chocolate, ele disse para quem costuma dar presentes na data comemorativa.

“Todo ano eu procuro presentear minha sobrinha, meu filho, o pessoal da academia, minha namorada e eu também, é claro”, conta. Sua preferência é pelas caixas sortidas de bombons, mas ele também revela que só dá ovos de Páscoa para a companheira.

Para se adequar à opção pelo principal presente pascoal, a educadora Carmen Amorim tem adotado uma estratégia que ela chama de “simbologia do chocolate”. Se antes houve um período em que ela comprava chocolates para todo mundo, hoje em dia, com valores mais altos, ela prefere escolher bem que tipo de lembrança dar a depender de quem vai receber.

“A gente sabe que essa economia impactou muito na questão dos preços. E por isso eu mudei um pouco. As crianças ganham chocolate sim, um ovinho de chocolate. Agora, em relação aos adultos, eu já estou apelando para uma lembrança que tenha a ver com a Páscoa, então eu monto um kitzinho ou um mimo”, detalha.

Como economizar na Páscoa?

Neste ano, a Páscoa será comemorada no dia 20 de abril. De acordo com Raphael Carneiro, a tendência é que os preços aumentem na semana anterior à data festiva, por isso, quem deseja economizar na compra de chocolates pode se atentar a algumas estratégias básicas, como pesquisar e comparar preços entre as lojas online físicas, buscar programas de pontos para comprar gastando menos e quem sabe até esperar o fim da época pascoal.

“Quando passa a Páscoa, que é quando acontecem as liquidações, eles ficam mais baratos. Se a pessoa não se importar de comprar o ovo depois, de presentear depois da Páscoa, ou de ter o ovo quebrado, por exemplo, vale a pena aproveitar essa pechincha”, finaliza.