Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 16:00
Duas semanas antes de ser preso na segunda fase da Operação Overclean, que investiga uma organização criminosa por desvio de dinheiro público, o agente federal Rogério Magno Almeida Medeiros recebeu a Medalha do Mérito da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), honraria instituída pelo governador Jerônimo Rodrigues em 2023.
A entrega da medalha, que é um reconhecimento a profissionais com contribuição para inteligência da segurança pública na Bahia, foi feita para Rogério e outros 59 profissionais das polícias militar, civil, federal e rodoviária federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O evento que marcou o ganho da honraria aconteceu no dia 9 de dezembro, no auditório Adalgisa Borges do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA). No local, estavam o secretário Marcelo Werner e Rogério Dourado, que é superintendente de Inteligência da SSP, entre outras autoridades da segurança.
Rogério atuou como superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no governo de Rui Costa. Na ocasião, a pasta era comandada por Maurício Barbosa. De acordo com fontes da PF, o agente teria fornecido informações privilegiadas ao grupo criminoso investigado na Overclean e recebia pagamentos mensais pela função de vazamento de dados confidenciais sobre as investigações.