'Ouvi os últimos suspiros', desabafa mãe de adolescente que morreu atropelado na BA-099

Akon Davi tinha 14 anos e era baterista na igreja

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Wendel de Novais

  • Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2024 às 12:11

Akon Davi dos Santos Bonfim, 14 anos
Akon Davi dos Santos Bonfim, 14 anos Crédito: Acervo pessoal

Mãe do adolescente que morreu atropelado na BA-099, Joanice Mendes dos Santos, 57, andava ao lado do filho quando o acidente aconteceu. "Na hora só ouvi o baque, foi tudo muito rápido. Fiquei procurando meu filho. Quando olhei, ele estava jogado dentro do mato, desci e comecei a pedir socorro. Mas ele não sobreviveu. Ouvi os últimos suspiros dele", relembra. 

Akon Davi dos Santos Bonfim, 14, morreu durante um acidente na tarde de quarta-feira (3), no acostamento da BA-099, na altura do km 22, trecho entre Barra do Jacuípe e Lauro de Freitas. O motorista não prestou socorro. Uma viatura do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar no local, os agentes constataram o fato. 

A mãe conta que o socorro chegou depois de 20 minutos e os servidores da Concessionária Litoral Norte (CLN) confirmaram o óbito. A mulher não foi atingida pelo veículo. Na manhã desta quinta-feira (4), Joanice foi ao Instituto Médico Legal (IML) para liberar o corpo. 

"Deus está me confortando aqui, me acalmando. Estou tentando resolver a situação [legal], mas esse sofrimento não vai acabar. A dor é muito grande", desabafa.

Ela ainda recorda que Akon tocava bateria na banda da igreja e chegou a ir ao culto um dia antes da morte. "Ele era extrovertido, alegre, animado. Ele me acompanhava, era meu caçula, filho de aventura, ia comigo pra todo lugar", descreve. 

Reclamação

Além disso, um amigo da família que pediu para não ser identificado reclama que há falta de sinalização na pista e acidente acontecem com frequência na região. Ele explica que foi feito um retorno na direção de Guarajuba para Arembepe e, ao lado, tem um curva não sinalizada.

"A pista é sempre reta nesse trecho, mas aí tem uma curva, quando entra na curva, o motorista perde o controle do veículo. Já foram varias vidas perdidas ali", denuncia. 

Em nota, a Concessionária informou que a sinalização do local atende as normas de sinalização do Código Brasileiro de Trânsito na BA-099.