Orelha externa, média e interna: conheça a função de cada uma

Zumbidos, sensação de ouvido tampado, perda de audição ou dores são sinais de alerta

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 06:45

Imagem Edicase Brasil
Cuidados devem ser redobrados para preservar a saúde auditiva Crédito: Matej Kastelic | Shutterstock

Os cuidados com o aparelho auditivo ganharam destaque nos últimos dias, depois que a apresentadora Adriane Galisteu, 51 anos, compartilhou, em uma entrevista, que tem otoesclerose. A doença leva a uma perda gradativa da audição. Você sabia que existe três tipos de orelhas e quais as funções que elas desempenham?

Se notar qualquer zumbido, sensação de ouvido tampado, perda de audição ou dores frequentes, procure um médico imediatamente para evitar o agravamento de possíveis condições. O otorrinolaringologista do Itaigara Memorial Gabriel Bijos explicou que as orelhas têm basicamente funções auditivas.

"A orelha externa capta o som, que é conduzido pelo conduto auditivo até o tímpano. Então, na orelha média ocorre a amplificação deste som, por meio do tímpano e dos ossículos (martelo, bigorna e estribo). Já no ouvido interno, temos a conversão destas vibrações em impulsos nervosos que levam o som até o cérebro. No ouvido interno, ainda, temos o sistema vestibular, responsável por nosso equilíbrio", explicou.

Os especialistas afirmam que é preciso adotar cuidados para preservar a saúde auditiva. O primeiro passo é um check up anual da audição com otorrino. Além disso, evitar ouvir músicas e sons em volume alto, como em paredões, fones de ouvido ou em shows.

Evitar o uso de cotonete, porque além de empurrar parte da cera, há o risco de perfusão do tímpano. Não se automedicar, porque algumas medicações interferem na audição. O tabagismo é outro vilão que pode interferir na saúde auditiva, e a alimentação deve ser rica em nutrientes como vitaminas A, C, E e minerais como magnésio e zinco. O otorrinolaringologista da Clínica AMO Luiz Henrique Barbosa explica o que é a doença. 

"A otoesclerose ou otoespongiose é uma doença inflamatória crônica que afeta, exclusivamente, o osso temporal. Até o momento não existe uma terapia curativa, seu tratamento é apenas sintomático e tem como prioridade restaurar a audição e impedir, ou amenizar a progressão da doença", explicou.