Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Operação da PF combate fraudes em licitações de transporte escolar em cidade baiana

Empresas suspeitas de terem sido beneficiadas pelas fraudes estão sendo investigadas por possível formação de cartel

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 27 de março de 2025 às 09:12

PF faz operação em Gongogi
PF faz operação em Gongogi Crédito: Divulgação

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (27/3) a Operação Jogo Sujo para apurar suspeitas de fraudes em licitações da prefeitura de Gongogi, no sul da Bahia. De acordo com as investigações, processos para contratação de serviços de transporte escolar e engenharia civil teriam sido direcionados para beneficiar duas empresas locais, que receberam juntas mais de R$ 7 milhões nos últimos três anos.

Agentes federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em endereços de Salvador e Gongogi, autorizados pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Itabuna. As diligências visam recolher documentos licitatórios, comprovantes de pagamento e equipamentos eletrônicos que possam comprovar a participação dos investigados e eventuais irregularidades na execução dos serviços contratados.

Esta é a segunda investigação conduzida pela Delegacia da PF em Ilhéus envolvendo contratos da prefeitura baiana. As apurações anteriores já haviam levantado indícios de irregularidades na gestão municipal, que agora são aprofundados com os novos elementos coletados durante a operação.

As empresas suspeitas de terem sido beneficiadas pelas fraudes estão sendo investigadas por possível formação de cartel e por supostas falhas na prestação dos serviços contratados. A PF não divulgou os nomes dos investigados nem detalhes sobre cargos públicos eventualmente envolvidos, mas adiantou que as provas coletadas serão analisadas para eventual apresentação de denúncia ao Ministério Público Federal.

A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura da cidade.