Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Operação da Coelba interrompe 220 furtos de energia no Oeste baiano

Eletricidade recuperada é suficiente para abastecer 350 mil casas por duas semanas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2024 às 16:16

oPERAÇÃ
Operação Crédito: Ascom I Neoenergia Coelba

Uma operação especial feita pela Neoenergia Coelba localizou em torno de 200 furtos de energia no Oeste da Bahia desde o início deste mês. Com a quantidade de energia recuperada na região, seria possível abastecer o consumo da cidade de Vitória da Conquista durante duas semanas, informou a concessionária. 

Vários profissionais de eletricidade foram à área para remover irregularidades no uso de energia. Os eletricistas visitaram três cidades, Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário e recuperaram 22,2 milhões de quilowatt/horas, suficientes para fornecer energia a 350 mil casas por duas semanas.

O objetivo principal da ação é investigar propriedades agrícolas, comércios e indústrias, responsáveis pela maior parte do consumo de energia. As equipes técnicas estão vistoriando a regularidade do fornecimento, e aplicando multas e abrindo processos judiciais nos casos aplicáveis.

A principal infração cometida é a criação de “gatos”, que trazem insegurança para a localidade e prejudicam o abastecimento de energia da área, por prejudicarem a rede elétrica. Além do risco de interromper a eletricidade, o furto de energia é crime previsto constitucionalmente, com pena de até oito anos de reclusão.

“Nós mapeamos as unidades que possuíam incompatibilidade do consumo com a atividade exercida e dedicamos equipes para realizar a inspeção em campo. Também contamos com o apoio policial em algumas situações, que reforça o caráter de ilegalidade de quem comete o furto de energia”, comentou Ricardo Bastos, gerente de operações da Coelba.

A operação ainda pretende visitar os municípios de Mambaí, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.

A denúncia de fraudes ou furtos de energia pode ser feita anonimamente pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.