Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Wendel de Novais
Publicado em 19 de junho de 2024 às 09:24
Após algumas horas, os ônibus voltaram a circular nos bairros de Tancredo Neves, Arenoso e Engomadeira, na manhã desta quarta-feira (19). Segundo a Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob), o itineário dos coletivos foi normalizado após a Polícia Militar garantir a segurança na região.
A circulação dos coletivos foi suspensa após uma madrugada de intenso tiroteio na região. Este é o segundo dia seguido que moradores vivem uma madrugada de tensão por causa da guerra entre as facções.
Membro do sindicato da classe, Daniel Mota explicou que os dois bairros apresentaram cenário positivo para a volta, mas destacou que ajustes são necessários na Engomadeira, onde a circulação dos veículos de transporte coletivo não foi regularizada.
"Normalizou o serviço com o apoio da PM no Tancredo Neves e também no Arenoso. Falta ainda um ajuste na Engomadeira, onde não temos certeza se a situação está normalizada ainda. No entanto, deve acontecer em breve", conta Mota. O serviço também tinha sido interrompido na madrugada de terça (18), mas foi reestabelecido às 10h daquele dia.
Comandante da 23ª CIPM, que é responsável pelo policiamento ostensivo da região, o Coronel Luciano Jorge afirma que as ações criminosas ocorrem na madrugada, mas não ao longo do dia. Ele destacou, inclusive, que agentes da 23ª CIPM conseguiram apreender um cartucho de fuzil 5.56 em uma das incursões no bairro. Ninguém, no entanto, foi preso.
"Nós fizemos uma reunião com os representantes do sindicato que estavam inseguros. O que há aqui é uma disputa entre grupos rivais, que agem na madrugada. Na manhã, não há ocorrências do tipo e a população não pode ficar desassistida. Por isso, estamos reforçando aqui para garantir a segurança e o transporte para os moradores", fala o Coronel.
O policiamento segue reforçado em Tancredo Neves, no Arenoso e na Engomadeira, áreas mais violentadas pelos registros de confronto entre os criminosos.
Os tiroteios acontecem, principalmente, nas localidades do Arenoso e no Canal 13, ambas com atuação da facção do Bonde do Maluco (BDM). A disputa teve início após traficantes do Comando Vermelho (CV), que está estabelecido na localidade do Buracão, tentarem invadir e tomar a área.