Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2024 às 16:02
A partir da próxima terça-feira (24), a NATA Art&Design abre suas portas com a exibição de cerca de quarenta artistas de todo o país. Andrea Fiamenghi, Christian Cravo e Marcio Lima são os representantes da Bahia, com curadoria de Pedro Ariel Santana, da Casa Cor. A galeria fica localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
A NATA Art&Design é uma galeria de arte e design contemporâneos com um acervo composto por artistas plásticos, fotógrafos, designers e escultores, autônomos e multidisciplinares de todo o Brasil, além de nomes já consagrados das artes plásticas, priorizando obras inéditas e exclusivas. Hoje, o acervo da galeria é composto por 30% do mercado secundário 70% do primário. “Sou filha do marchand baiano Valdemar Szaniecki, que me ensinou a amar a arte e a Bahia. Ter artistas baianos no meu portfólio é não só uma homenagem ao meu pai, como também aos artistas baianos, que eu tanto admiro”, diz Natasha Szaniecki, uma das donas da galeria.
Apaixonadas por arte e pelo desejo de mudar de carreira, Ariela Mansur e Natasha Szaniecki decidiram se juntar para inaugurar uma galeria de arte e design. Ambas são colecionadoras e frequentadoras de museus e galerias de arte desde muuito novas. Do resultado dessa parceria, nasceram a NATA Art& Design e a la petite nata.
“Meu pai inaugurou a galeria dele na década de 50 com uma exposição individual do Di Cavalcanti e com presença da Tarsila do Amaral e do Volpi”, conta Natasha. “Esse amor pela arte está nas veias”, completa.
Após uma trajetória no mercado financeiro, Ariela decidiu fazer uma mudança na carreira para seguir sua paixão: a arte e o design contemporâneos, além de dar um salto profissional, e seguir o desejo de se conectar com o universo criativo. “Com a abertura de um espaço físico cuidadosamente decorado, oferecemos peças exclusivas, buscando unir o talento de artistas com o público consumidor. Temos como objetivo, disponibilizar um local onde os artistas possam expor suas criações de forma acessível e valorizada”, diz.
Naturalmente, nasceu a la petite nata, um espaço dentro da NATA, inspirado nas lojinhas de museus como a do MOMA, onde é possível obter peças de arte a preços mais atraentes assinadas por artistas plásticos.
“Em um ambiente aconchegante e acolhedor, queremos proporcionar uma imersão nas mais diversas linguagens e fascínios da arte e do design a quem queira adquirir uma peça de arte. Pretendemos proporcionar o desejo e a oportunidade de se ter uma obra assinada por um artista que gere afeto, conforto e beleza. Se uma peça provocar reflexões, emocionar ou inspirar, já atingimos nosso objetivo”, dizem as sócias.
“Nosso espaço é dedicado à difusão da cultura e da arte, proporcionando experiências únicas e oportunidade de conhecer e adquirir trabalhos artísticos, através de uma rigorosa e cuidadosa curadoria”, concluem.
Alguns nomes que já fazem parte do acervo, são Ai Wei Wei, Damien Hirst, Frans krajcberg, Manabu Mabe, Maxwell Alexandre, Leda Catunda, Andrea Fiamenghi, Duda Rosa, Christian Cravo, Hugo França, Tunico Lages, Andrea Martin, Marcio Lima, Rodrigo Pimenta, Glenn Hamilthon, Cristina Schleder, Romildo Silva, Michelle Rosset, Flavia Matalon, Taly Cohen, Michael Craig-Martin, Gilberto Gomes, Jabim Nunes, Marcio Faria, Ricardo Aguiar, Renato Gosling, dentre outros.