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Millena Marques
Publicado em 11 de abril de 2025 às 14:45
Quem passa pelo Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, dificilmente não para no carrinho de Milton França. Nele, o ambulante faz sucesso com o suco de limão com coco, que, cá para nós, já deveria ser patrimônio gastronômico da cidade. Por lá, já passaram nomes como o cineasta americano Spike Lee, o cantor Péricles e a atriz Regina Casé. A receita diferenciada foi criada há mais de 20 anos e garante ao ambulante um faturamento de R$ 140 mil por ano – contando com o ponto que funciona na Barra há três anos. >
Mas, afinal, qual é o segredo da receita que conquistou milhares de corações? Bom, a forma como a bebida é feita está guardada a sete chaves por Milton. "Ele não conta de jeito nenhum, ele fala que se ele revelar o segredo, ele vai perder a clientela. E realmente é algo que precisa saber proporção, tem toda uma forma de fazer, todo um preparo que chega nessa combinação perfeita e nesse sabor único", diz a filha de Milton, Ábia França, que é responsável por levar o suco para eventos e cuidar das redes sociais.>
"Então, assim, por exemplo, eu sei fazer, mas o meu suco não fica igual do meu pai, né? Ainda tem isso, tem uma questão que é ele, né? A forma dele fazer, então é toda uma forma especial, não é tão simples assim. Não é só jogar o limão e o coco que vai chegar essa receita, entendeu?", finaliza Ábia.>
Como Milton chegou a uma receita tão gostosa e diferenciada? A resposta é simples: a junção perfeita aconteceu após o ambulante procurar um elemento que equilibrasse a acidez do limão. “Eu tive a ideia de vir para o Centro, onde eu comecei a desenvolver um suco de lima. O pessoal me conhecia como sr. Lima. Aí comecei a trabalhar com variedade de sucos, especialmente com suco de limão. Só que o limão era muito ácido. Essa acidez não era muito boa”, conta.>
Antes de chegar à receita que vigora até hoje, Milton utilizou a água de coco para tentar o equilíbrio com a acidez do limão. “Melhorou, mas não muito. Aí eu inventei o suco de limão com coco”, continua. O sucesso do suco, segundo o ambulante, foi impulsionado por uma cliente que postou o vídeo no YouTube. “Minha filha começou a fazer uma pesquisa nas redes sociais sobre como atrair o cliente. Foi quando começamos a colocar as traduções do suco de limão no carrinho”, explica.>