Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 03:00
Quem gosta, ama. Aqueles que não apreciam, preferem nem chegar perto. Uma das iguarias mais populares em Salvador, a lambreta, está em falta em bares e restaurantes da capital. O preço do alimento subiu com o aumento da procura, e encontrar as graúdas não é tarefa fácil.
Eliene Cunha, dona do Koisa Nossa, restaurante na Mouraria que tem a lambreta como carro chefe, explica que o segredo de uma boa lambreta são os ingredientes de boa qualidade. "É preciso usar uma boa lambreta, o que está cada vez mais complicado. Depois, o essencial é um bom azeite doce, com cebola e temperos de qualidade", conta.
A receita mais comum é do marisco cozido no vapor com cebola, azeite e coentro. A dúzia custa R$32,50, no restaurante. Mas a lambreta também pode ser levada ao forno com creme de leite e ervas finas. Nesse caso, o prato gratinado chega a custar R$48,90. Confira abaixo três receitas com o ingrediente:
Lambreta simples
Ingredientes: 24 lambretas, 3 cebolas, 1 tomate, sal, azeite e cheiro verde
Modo de preparo:
Lambreta com dendê e leite de coco
Ingredientes: 40 lambretas, sal, 1 cebola roxa, alho, 3 tomates, azeite de dendê, cheiro verde, 2 pimentas de cheiro, 200 ml de leite de coco e suco de 1/2 limão
Modo de preparo:
Lambreta gratinada
Ingredientes: 3 dúzias de lambreta, 2 colheres de sopa de manteiga, 100 ml de vinho branco, 1 cebola, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 450 g de creme de leite, 100 ml de água do cozimento da lambreta, queijo parmesão e sal
Modo de preparo: