O que são os veranicos e por que eles devem atingir Salvador neste inverno?

Estação começa nesta quinta-feira (20) e vai até 22 de setembro

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 20 de junho de 2024 às 06:15

Chegada do verão em Salvador
Veranico causa sensação de verão no inverno  Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

O calendário indica que o inverno já começou, mas o suor que escorre na pele causa dúvidas se a estação é essa mesmo. Mesmo no período em que as temperaturas ficam mais baixas, dias seguidos sem chuva formam a condição climática conhecida como veranico. Para o inverno, que começa nesta quinta-feira (20), a previsão é que amostras da estação mais quente apareçam em Salvador nos próximos três meses.

Isso acontece pela ação de um bloqueio atmosférico persistente (anticiclone), que atinge o centro brasileiro, e prejudica a formação de nuvens de chuva. Apesar de o inverno ser a estação chuvosa na capital baiana, é provável que ocorram quatro dias seguidos sem precipitação. É a condição que caracteriza o veranico, segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Diferente do que acontece em boa parte do país, quando o inverno causa estiagem, em Salvador, há continuidade de chuva durante a estação. O veranico, então, está relacionado aos períodos de quatro ou cinco dias sem chuva”, explica a meteorologista.

Pela média histórica, agosto é o mês do inverno com a menor temperatura em Salvador, com mínima de 21ºC. A máxima é de 27,7ºC, em setembro. Andrea Ramos analisa que as temperaturas ficarão 1ºC ou 2ºC mais altas que a média. Com o aumento do volume de chuvas, característico da estação, e as temperaturas mais altas, o inverno em Salvador será marcado pelo mormaço.

Aliado ao bloqueio atmosférico, a temperatura dos oceanos também vai interferir na frequência de veranicos. Quem explica é Marcelo Seluchi, coordenador de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

“A Bahia é muito influenciada pelo Oceano Atlântico, que está com a temperatura mais quente neste ano. Então, a temperatura deve ficar acima da média na Bahia como um todo e, inclusive, no litoral”, diz. O aquecimento do oceano ocasiona as "chuvas de brisa" em Salvador, quando as precipitações se concentram no início da manhã e o tempo abre no decorrer do dia. 

“Os veranicos são como ondas de calor. Quando ocorrem na estação chuvosa, eles acontecem quando há interrupção das chuvas e aumento das temperaturas”, completa Marcelo Seluchi.