Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 15:21
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Bracell foi inaugurado nesta segunda-feira (16), na Fazenda Salgado, no município de Inhambupe. O projeto faz parte das iniciativas agrupadas no Bracell Social - programa de investimentos sociais privados da empresa - beneficiaram, em 2023, mais de 90 mil pessoas de 35 municípios com programas nas áreas de educação, empreendedorismo e bem-estar. Além da inauguração, o grupo também celebrou 10 anos de investimentos estruturados em projetos e ações de responsabilidade social na área de influência da companhia no Território Litoral Norte e Agreste Baiano.
“A celebração de 10 anos de investimentos sociais da Bracell na Bahia, encerra o ano de 2023 com o sentimento de orgulho, principalmente porque esses projetos e ações contribuem para o desenvolvimento das comunidades da região, gerando renda e estimulando transformações sociais”, destacou Rudine Antes, diretor-geral da Bracell Bahia.
Cintia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell para o Nordeste, disse que “os investimentos sociais da empresa já construíram uma história que fortalece o vínculo com as comunidades, contribuindo para gerar oportunidades e para o desenvolvimento individual e coletivo daqueles que vivem neste território. Assim, ao celebrar 10 anos, estamos pensando no futuro, com a continuidade desses projetos e ações para alcançar ainda mais pessoas”.
Segundo ela, “o programa Bracell Social investe na implementação de projetos estruturantes para as comunidades locais, conectando a inclusão social com a sustentabilidade ambiental. O Bracell Social representa o compromisso da empresa de operar em harmonia com as comunidades vizinhas, respeitando seus hábitos, costumes e tradições, e construindo uma relação de confiança mútua”.
A gerente acrescentou que, na Bahia, são 12 iniciativas voltadas a fortalecer práticas educacionais, ambientais e de cidadania, que contam com ações de formação, empreendedorismo, geração de renda e de promoção à saúde, cidadania e cultura. Alguns destes projetos foram apresentados ao público durante a inauguração do NEA, como o Nós do Campo, voltado a promover a segurança alimentar e aumentar a renda de pequenos produtores rurais; o Polinizadores, que fornece assistência técnica e formação para meliponicultores e apicultores; e o Programa de Fomento a Negócios de Impacto, direcionado especialmente a mulheres empreendedoras que atuam na agricultura familiar. Atualmente, essa última iniciativa envolve oito grupos produtivos liderados por mulheres.
Núcleo de Educação Ambiental
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) integra um conjunto de três espaços principais destinados pela Bracell ao desenvolvimento de iniciativas de cunho socioambiental. Além do NEA, funcionam no local a Fábrica de Fardamentos e o Centro de Treinamento Social. No ano passado, o NEA recebeu 133 grupos de visitantes, envolvendo 105 escolas, 16 comunidades e 4.366 estudantes, educadores e moradores de 22 municípios da região.
O local conta com salas para palestras e oficinas, ambiente com a exposição sensorial "Floresta Sempre Viva", onde é possível ver uma coleção de insetos e vivenciar as belezas das reservas da Bracell. Outro destaque é a trilha ecológica com um "banco genético" de espécies da flora nativa, com extratos dos biomas de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.