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Gil Santos
Da Redação
Publicado em 25 de abril de 2024 às 09:53
O segundo trecho do BRT de Salvador foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (25). O trajeto liga a Estação da Lapa à Estação Cidade Jardim. Ao todo, são 14 estações e 12 km de extensão do transporte, que atendem 15 bairros.
Atualmente, o BRT atende, por mês, cerca de 1,2 milhão de passageiros. A expectativa é que o número chegue a 3 milhões. Segundo a prefeitura, com a entrega do novo trecho, entrará em operação a nova linha do BRT de Salvador, a B4, que vai funcionar inicialmente de maneira assistida em fase de observação e ajustes.
A inauguração contou com a presença do ministro das Cidades do Governo Federal, Jader Filho, do prefeito Bruno Reis, e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que iniciou o projeto de mobilidade.
"Sem sombra de dúvidas, é uma obra histórica para a cidade, com um traçado diferente do que atende a bairros diferentes, como Barris, Federação, Santa Cruz, cortando pela Pituba, Itaigara, chegando até a Orla de Salvador, na Praça Nossa Senhora da Luz. Atende ao novo centro comercial da cidade, que sofria muito com problemas de mobilidade", afirmou o prefeito Bruno Reis.
O ministro das Cidades destacou os benefícios do modal para a vida dos soteropolitanos. "A gente fica muito feliz de estar aqui trazendo a palavra do presidente Lula, de continuar trabalhando aqui em especial, em Salvador, para que possamos melhorar a qualidade de vida para o povo soteropolitano. Essa obra, além dos números, melhora a qualidade de vida do povo de Salvador, para que as pessoas possam passar menos tempo no trânsito, e estar próximas à família, ir à academia, ir ao cinema, é para isso as obras infraestrutura", disse.
Já o ex-prefeito ACM Neto lembrou que houve polêmicas quando o modal foi anunciado, mas que hoje é possível ver os benefícios da obra. "Logo após a transferência do metrô para o Governo do Estado, eu comecei a dialogar e negociar com o Governo Federal o BRT. Foi muito trabalho até conseguir aprovar o projeto, entreguei a primeira etapa na minha gestão e vejo hoje a cidade com esse equipamento maravilhoso. Houve muita dúvida e muita contestação, e agora todos veem os benefícios que o BRT traz para Salvador", afirmou.
Trajeto
O segundo trecho do BRT, com 7 km, se estende pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó. O percurso tem oito estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. As estações entrarão em funcionamento aos poucos, de acordo com a evolução da operação assistida, garantindo que o serviço seja prestado de maneira satisfatória ao usuário. “Isso vai ocorrer justamente para que a gente possa fazer os ajustes necessários no sistema”, explica o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller.
O trecho 2 do BRT beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ele passa: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro. Além disso, é possível realizar a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o Metrô e os ônibus convencionais. Ao todo, o BRT passará agora por 18 bairros da capital baiana.
O BRT de Salvador possui outras três linhas: a B1, que interliga a Rodoviária e a Estação Pituba via Av. ACM; a B2, que segue um trajeto similar, porém segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na orla da Pituba; e a B3, que sai da Rodoviária e vai até a Av. Manoel Dias da Silva, na orla da Pituba, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela Av. Paulo VI e depois volta para a Rodoviária pela Av. ACM.
Segundo a prefeitura, a linha B4 contará com ônibus de 13 metros, utilizados atualmente pelo modal, e também de 15 metros, adquiridos recentemente pelo município, todos com ar-condicionado. Ainda neste ano, serão integrados à frota também veículos articulados, de 18 metros. Segundo o titular da Semob, a linha terá no período assistido sete veículos, quantidade que ampliará de acordo com o avanço da operação.
Com a operação integral, o BRT poderá ter até 14 linhas, além de maior número de ônibus, além dos 102 já previstos - 44 já no sistema e outros 58 com as três novas linhas.