Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 10 de julho de 2024 às 13:05
As buscas para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também chamada de "novo RG", em Salvador, têm gerado reclamações dos usuários. A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) informou que são ofertadas por dia apenas 140 vagas, sendo 60 no SAC Pituaçu e 80 no SAC Salvador Shopping. Quem tenta agendar atendimento nesta quarta-feira (10) não encontra datas disponíveis.
A falta de datas gerou reclamações nas redes sociais. "Não tem mais vaga para tirar a primeira via do novo RG aqui na Bahia. Demorou sei lá quantos meses para implementar", criticou um baiano no X/Twitter. A Bahia ficou entre os três últimos estados brasileiros a emitir o documento, junto com Roraima e Amapá. Inicialmente a previsão era para iniciar no dia 1º de junho, mas a extensão do prazo ocorreu devido a um atraso na integração do Sistema de geração do QR Code da nova carteira.
A pasta estadual explicou que, neste início, o serviço ainda está em fase de teste e haverá um aumento na oferta de vagas ainda em julho. O serviço começou na terça-feira (9).
O novo documento terá o cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, e um QR Code para verificação de autenticidade do documento e dos dados do cidadão.
A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Inicialmente, a emissão é realizada nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. Nas demais unidades, a implantação será gradativa, a partir da consolidação dos fluxos de atendimento.