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Fernanda Varela
Publicado em 9 de novembro de 2024 às 08:52
A partir desta segunda-feira (11) todos os postos SAC da Bahia já terão agendamento para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento só é feito com agendamento prévio.
Para providenciar o seu, é necessário escolher uma agência e horário através do aplicativo ou site do órgão, ou pelo call center, pelos telefones (71) 4020-5353, se for ligação feita por um celular, ou 0800 071 5353, caso a ligação seja feita de um telefone fixo.
A CIN chegou na Bahia há quatro meses. Agora, o serviço chegou aos Pontos SAC Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. A Bahia conta com 90 unidades do SAC em operação, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
O documento
O documento, que terá primeira via gratuita, terá um número único. Ou seja, o número do RG sai de cena e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser seu único número de identificação.
Para emitir o documento é necessário apresentar apenas a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso estes documentos estejam plastificados, será necessário levar uma cópia.
A CIN permite ainda incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, para evitar que o cidadão precisa portar muitos documentos.
Além disso, é permitido sinalizar se a pessoa tem alguma deficiência, transtorno, qual o tipo sanguíneo e se quer doar órgãos ao falecer.
É permitido também a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso tenha ocorrido mudança de nome em cartório, é preciso apresentar a nova certidão de nascimento.