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Millena Marques
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 15:00
A prefeita em exercício de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), e o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, assinaram um novo decreto que atualiza o regulamento do transporte escolar de Salvador na manhã desta quinta-feira (9), no Palácio Thomé de Souza. O documento estabelece mudanças para a prestação do serviço na capital baiana. Entre eles, estão a desburocratização no cadastro e renovação do crachá, com flexibilização do ingresso de novos permissionários, e a permissão do cadastro de veículo com sete lugares. >
Para prestar o serviço, foram eliminadas a exigência de algumas certidões previstas na primeira versão do documento, emitida em 2018. No entanto, os permissionários ainda devem apresentar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certidão Municipal, Antecedentes Criminais e certidão negativas criminais expedidas pela justiça Federal, Estadual e Eleitoral, curso especializado e exame toxicológico, além de estar inscrito como segurado do regime geral da Previdência Social. >
“A gente teve um papel de desburocratizar muito a exigência de documentação, que é desnecessária. A gente ampliou a idade dos carros, entendendo que são carros que têm uma atividade diferenciada, diferente do transporte público, diferente de ônibus de linha ou de vans de linha”, explicou Muller. A vida útil para se manter no sistema é de 20 anos para van e 15 para doblô/spin. >
O motorista auxiliar, que também está cadastrado no sistema da Secretaria de Mobilidade (Semob), passa a poder dirigir mais de um veículo cadastrado no sistema. Anteriormente, em casos de emergência, o auxiliar de uma van, por exemplo, não conseguia dirigir carros de sete lugares. O permissionário também agora pode dirigir mais de um veículo. >
Também foi autorizado a utilização de outros carros com sete lugares, além da doblô, que já era utilizada pela categoria. “O que a gente percebe é que muitos dos transportadores clandestinos, que hoje concorrem com essa categoria, utilizam o veículo Spin, que é um veículo de sete lugares. Então a gente permite que esse carro também seja utilizado agora, com os mesmos protocolos, com tacógrafo, com iluminação de segurança e faixas”, complementou Muller. >
O veículo que estiver cadastrado no sistema poderá ser transferido para um outro permissionário, obedecendo o prazo de vida útil do veículo. A substituição do veículo poderá ser a qualquer tempo, desde que o veículo atenda o tempo de vida útil no sistema. Já a validade do crachá dos motoristas auxiliares passará a ser de 2 anos ou pelo prazo de vencimento da CNH, quando inferior. >
Prefeita em exercício porque Bruno Reis (União Brasil) cumpre agenda no Benin, na África Ocidental, Ana Paula celebrou as mudanças no regulamento. "O decreto é grande, traz muitas preocupações e muitos detalhes, mas o mais importante é diminuir a burocracia e aumentar o olhar da segurança”, disse a gestora. >
As mudanças também foram celebradas por Simone Rosa, presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Escolar de Salvador. “Hoje nós temos um novo regulamento que vai atender muito a nossa categoria e atender também a prestação do serviço, que é pautado na segurança do maior bem de toda a família, que são os seus filhos”, disse. O decreto entra em vigor assim que for publicado no Diário Oficial de Salvador.>
Ao todo, 390 motoristas trabalham com transporte escolar em Salvador atualmente. Esse número, no entanto, foi de mais de 800 antes da pandemia. A nova regulamentação também prevê o crescimento da categoria neste ano.>
De acordo com a Semob, este ano, quatro autorizações foram notificadas por vistoria atrasada (inspeção obrigatória não realizada) e outras três por transporte irregular de transporte escolar (clandestino). >
Confira todas as mudanças>
● Ingresso do veículo com 7 lugares sem porta deslizante, a exemplo da Spin, com vida útil até 5 anos;>
● Ingresso da doblô e da van, com até 10 anos de vida útil;>
● O motorista auxiliar poderá dirigir mais de um veículo cadastrado no sistema;>
● O permissionário poderá dirigir um outro veículo;>
● Desburocratização no cadastro e renovação do crachá, com eliminação da exigência de algumas certidões;>
● Inclusão do MEI;>
● O cadastro de Pessoa Jurídica só será permitido estabelecimentos de ensino;>
● O veículo que estiver no sistema poderá ser transferido para um outro permissionário, obedecendo o prazo de vida útil do veículo;>
● Tanto no Ingresso como na substituição, o veículo que já estiver no sistema não se fará necessário a mudança de categoria de aluguel para particular junto ao Detran. Economia de aproximadamente R$ 4.000,00;>
● A substituição do veículo poderá ser a qualquer tempo desde que o veículo atenda o tempo de vida útil no sistema;>
● A validade do crachá dos motoristas auxiliares, passará a ser de 2 anos ou pelo prazo de vencimento da CNH, quando inferior;>
● A procuração a validade será de 1 ano;>
● Aumento da vida útil para se manter no sistema - van, de 20 anos, e doblô, de 15 anos.>