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Da Redação
Publicado em 2 de junho de 2024 às 12:32
Foi lançado neste domingo (2), em Salvador, o novo Plano Cicloviário da cidade. O documento, de autoria da prefeitura, traz um diagnóstico e apresenta diretrizes para o setor na capital baiana. A meta é que, nos próximos 10 anos, o município chegue a 700 quilômetros de rede cicloviária. Atualmente, são mais de 300 quilômetros.>
O lançamento ocorreu na Avenida Magalhães Neto e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, do presidente da Saltur, Isaac Edington, do superintendente da Transalvador, Décio Martins, além de outras autoridades e representantes de grupos de ciclistas da capital baiana. >
Segundo o prefeito, o documento marca “um novo momento na mobilidade da capital baiana”, promovendo o uso da bicicleta como “um meio de transporte viável que fomenta a mobilidade ativa e os cuidados com o meio ambiente”. Ele destacou o trabalho realizado pela gestão municipal para garantir a ampliação da rede cicloviária da cidade. >
Durante o evento, ele assinou uma ordem de serviço para a realização de obras de novas ligações cicloviárias. Uma delas, por exemplo, é no trecho da Praia da Paciência, no Rio Vermelho. Outra delas vai garantir a ligação da ciclovia entre a Vila Caramuru, também no Rio Vermelho, e Amaralina.>
Bruno Reis frisou o aumento de 30 km de rede cicloviária para mais de 300 km, nos últimos dez anos, e disse ainda que o plano lançado vai garantir que a cidade continue avançando em mais estrutura para os ciclistas. “Vejam vocês o papel do poder público em estimular determinadas iniciativas. Se hoje esse grande movimento Vai de Bike está crescendo de forma expressiva na nossa cidade, é justamente porque nós passamos a construir uma cidade que permite que os ciclistas possam por ela circular, permite que os atletas de competição possam treinar, que nem isso no passado tinha”, disse.>
“E essa visão vai seguir em diversas intervenções que nós vamos realizar, e agora estão garantidas, asseguradas pelo Plano Cicloviário. Em todas as obras a gente se preocupa com acessibilidade, rampas de acessibilidade, com piso tátil para as pessoas com deficiência, ciclovia para os ciclistas”, acrescentou.>
Bruno Reis falou ainda sobre as novas ciclovias que serão implantadas, como por exemplo na Avenida Bonocô, que passará por obras de requalificação. Além disso, afirmou que a gestão municipal vai investir R$19 milhões na Avenida Suburbana, garantindo uma ciclovia mais segura. “Então, com muita tranquilidade, mas acima de tudo, com muito orgulho do que nós fizemos nos últimos anos, é que hoje a gente está aqui podendo apresentar o Plano Cicloviário, deixando um legado para a nossa cidade”, finalizou.>
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O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller, ressaltou que o plano foi entregue com o apoio do governo britânico, através do UK Pact, com recursos geridos pelo Banco Mundial. “Ele não é simplesmente uma previsão de aumento de rede cicloviária, mas um diagnóstico preciso da infraestrutura atual, mostrando onde deve ser aprimorado e ampliado. Temos políticas para fomentar o uso da bicicleta, como educação, conectividade e integração multimodal”, iniciou o titular da Semob.>
“Salvador é uma cidade em que 38% da população se desloca a pé, e melhorar os sistemas de cobertura permitirá mais deslocamentos de bicicleta. Pretendemos, com esse plano, chegar a 25 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes em dez anos, atingindo níveis de cidades cicláveis da Europa”, previu Muller, ressaltando que a construção do plano contou com ampla participação popular.>
O secretário detalhou que o plano tem cinco eixos: proposta de adequações da rede cicloviária existente; implantação de trechos críticos de ligação para suprimir descontinuidade; implantação dos tramos previstos no Plano de Mobilidade de Salvador (PlanMob); proposta de implantação de novos tramos cicloviários; proposta de implantação de novos bicicletários e paraciclos. >
Também presente no ato, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, mencionou os avanços na mobilidade de Salvador ao longo dos últimos anos, citando o Movimento Salvador Vai de Bike. “Isso requer muita sensibilidade, investimento e mobilização de recursos. Salvador é a cidade que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Uma cidade boa para ciclistas é boa para todos”, afirmou.>
O vice-presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Henrique Marinho, assegurou que o novo Plano Cicloviário “atende tanto os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte quanto para lazer e competição”. “Nunca fomos atendidos como nessa gestão. As ações aqui na Avenida Magalhães Neto foram o primeiro passo, contemplando áreas de treinamento. É um projeto maravilhoso e daqui pra frente, acho que vai melhorar ainda mais”, revelou.>