Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 13:02
A nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Histórico foi inaugurada nesta terça-feira (3). A unidade, que fica na Rua Arquimedes Gonçalves, no Jardim Baiano, vai atender a população em situação de vulnerabilidade, oferecendo vários serviços.
O local tem capacidade para referenciar 5 mil famílias ao ano, residentes dos bairros do Centro, Centro Histórico, Dois de Julho, Tororó, Santo Antônio, Macaúbas, Gamboa, Saúde, Comércio, Nazaré, Barris e Barbalho.
“O Cras é a porta de entrada para os atendimentos socioassistenciais no município. É aqui que a pessoa vem buscar auxílios, como o de alimentação, natalidade, funeral, passagem para retorno ao local de origem, além de atendimento ao CadÚnico, Bolsa Família. Ou seja, um equipamento que oferece um leque de serviços para darmos o amparo necessário para a população que mais precisa”, disse o prefeito Bruno Reis.
Ele esteve no evento ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
Bruno destacou investimentos que têm sido feitos para reforçar a assistência social de Salvador. “Ainda somos uma cidade muito pobre, muito desigual, com problemas que se acumularam ao longo dos anos, mas nós, pouco a pouco, estamos enfrentando os desafios. Por isso, estamos, entre as maiores cidades do Brasil, a que mais investe na área social”, acrescentou.
Nova estrutura
A antiga sede do Cras Centro Histórico funcionava no bairro do Comércio e não estava mais atendendo aos padrões de qualidade, na avaliação da prefeitura. A nova unidade tem mais acessibilidade e estrutura mais moderna. São dois pavimentos, cinco salas de atendimento, duas salas multiuso e sala de coordenação, sanitário acessível, copa, almoxarifado, sala CadÚnico, entre outros.
A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de profissionais do Cras é formada por assistentes sociais, psicólogos, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), técnicos administrativos, educadores sociais, além de entrevistadores do CadÚnico.
Salvador conta atualmente com 28 unidades de Cras espalhados pela cidade. Outros cinco equipamentos-modelo estão com licitação concluída e deverão ser construídos a partir de 2025.