Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Novo centro de reabilitação da Barra deve atender 400 pessoas ao mês

Obra da prefeitura de Salvador foi inaugurada nesta quarta-feira (04)

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 18:10

Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação
Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação Crédito: Valter Pontes/ Secom PMS

Salvador acaba de ganhar uma nova unidade de saúde, desta vez, voltada para o atendimento de pessoas com deficiência (PCDs). O mais recente Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Barra foi erguido com o investimento de R$4,2 milhões e tem previsão de atender ao menos 400 pacientes mensalmente. 

Localizado na Rua Afonso Celso o espaço conta com 13 salas para atendimento, área de convivência, sala para atividades, entre outras. O Centro inaugurado nesta quarta-feira (14), oferecerá assistência em reabilitação física e intelectual para as famílias que vivem em localidades próximas como Roça da Sabina, Calabar, Vila Brandão, entre outras regiões da cidade.

“Este é o quarto CER que inauguramos na cidade. Um trabalho que se soma ao que a gente tem feito na educação, com apoio de diversas outras instituições sociais parceiras. No horário em que as crianças com deficiência não estiverem estudando, elas poderão vir receber atendimento com fisioterapeuta, com neuropediatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social. Portanto, este é um serviço completo para permitir que os pacientes possam ter mais autonomia mesmo tendo alguma deficiência”, destacou o prefeito Bruno Reis.

Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação
Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação Crédito: Valter Pontes/ Secom PMS

Na prática, o novo CER oferecerá suporte a usuários com: comprometimentos físicos, neurológicos ou sensoriais, como amputações, paralisia cerebral, nanismo e deformidades congênitas ou adquiridas que dificultem o desempenho funcional. Pessoas com dificuldades no aprendizado ou no entendimento decorrentes de condições sindrômicas, lesões cerebrais e alterações cognitivas ou sensoriais também serão acolhidas e atendidas no espaço.

Para o secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis, o novo aparelho é parte do compromisso da prefeitura de Salvador que reivindica atenção à saúde. “A demanda de atendimento para pessoas com deficiência vem aumentando consideravelmente, e por isso o investimento está sendo feito nessa área. Esse CER funciona sob demanda regulada, ou seja, através das nossas unidades de saúde, mas também à demanda aberta. O município tem buscado ampliar os atendimentos para essa população que precisa desse serviço”, frisa.

São 25 profissionais atuando no espaço para realizar os atendimentos, que devem chegar à todas as faixas etárias, de forma altamente especializada. O Instituto Occasio será responsável pela gestão do espaço. “Nós atendemos todas as idades, mas o público que tem chegado até o momento, basicamente, tem sido mais de crianças e adolescentes”, explica Roberto Novaes, representante da Occasio e diretor geral do CER da Barra.

Os outros três centros estão no Subúrbio 360 (Coutos), Bairro da Paz e Cajazeiras XI. A prefeitura deve entregar mais duas unidades nos bairros de São Cristóvão e Pituba, de acordo com o prefeito.