Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Dez crianças foram baleadas em Salvador e RMS em 2024; uma morreu

Levantamento mostra que a maioria foi vítima de bala perdida; casos mais recentes foram ontem

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 15:49

Bala perdida
Bala perdida Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Dez crianças foram baleadas em Salvador e Região Metropolitana em 2024. O último caso foi registrado na BR-324, no bairro de Águas Claras, nesta quinta-feira (19). Dos nove feridos a tiros, um deles acabou morrendo. Os dados foram levantados pelo Instituto Fogo Cruzado até e a reportagem incluiu o mais recente na conta. 

O único caso de morte a tiros registrado nessa faixa estaria da infância foi do menino Samuel de Andrade de Jesus, de 5 anos, que foi atingido por uma bala perdida na noite da quarta (18), em Itinga, Lauro de Freitas. A polícia apontou que acontecia um tiroteio entre grupos rivais armados e uma das balas acabou atingindo Samuel, que estava na sala de casa na Rua Lindóia.

Segundo os dados, das dez crianças baleadas esse ano, sete foram vítimas de balas perdidas - uma delas durante uma ação policial - , uma foi baleada em tentativa de assalto e duas foram atingidas em meio a disputas de grupos armados.

Dezembro foi o mês mais violento nesse sentido: foram registrados seis casos. Na noite do dia 11, três crianças foram baleadas quando saíam da aula em um projeto esportivo gratuito em Campinas de Pirajá. Além dos casos de Itinga e na BR-324, uma menina de 5 anos foi baleada em Nazaré, no Centro de Salvador.

Em 2023, segundo o instituto, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, foram registradas 17 crianças baleadas: quatro morreram e 13 ficaram feridas.

Veja a lista das crianças baleadas em 2024:

● 04/02 - Menino, 8 anos - Ferido por bala perdida enquanto brincava na casa da madrinha, no bairro de Mussurunga em Salvador.

● 16/03, Menino, 5 anos - Quatro pessoas foram baleadas durante uma ação policial no bairro de Saramandaia em Salvador, entre elas uma criança vítima de bala perdida.

● 04/09, Menino, 11 anos - Ferido de raspão na cabeça durante uma tentativa de assalto enquanto jogava bola com amigos, no bairro dos Mares, em Salvador.

● 10/10, Menina, 3 anos - Ferida em meio a disputa entre grupos armados que fez várias vítimas na localidade de Teotônio Vilela, bairro de Fazenda Coutos, Salvador.

● 11/12, 3 crianças - Feridas por bala perdida enquanto saíam da aula de um projeto esportivo, nas proximidades do Condomínio Torres de Campinas, no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador.

● 18/12, Samuel de Andrade de Jesus, 5 anos - Morto por uma bala perdida enquanto brincava dentro de casa durante uma disputa entre grupos armados, na Rua Lindóia, parte do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas

● 19/12, Uma menina de 5 anos foi baleada quando estava com o pai em Nazaré, no Centro de Salvador

● 19/12, Antonela Lustiago, de 10 anos, é baleada com a mãe dentro do carro em uma tentativa de assalto na região de Águas Claras, na BR-324