Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Nova delegacia de Valéria oferece atendimento individualizado

Unidade foi entregue em meio a escalada da violência no bairro, mas projeto de mudança já tinha um ano e meio

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 15:24

Nova sede da 8ª Delegacia Territorial
Nova sede da 8ª Delegacia Territorial Crédito: Gil Santos/ CORREIO

A sede da 8ª Delegacia mudou de endereço, saiu do CIA Aeroporto e passou para um prédio moderno e mais tecnológico dentro do bairro de Valéria, em Salvador. A unidade foi entregue nesta quarta-feira (11), algumas semanas após a morte de um policial federal e uma escalada na violência com diversos confrontos entre bandidos e policiais no bairro. A Polícia Civil informou que o projeto de mudança já tinha um ano e meio.

No dia 15 de setembro de 2023, o policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, 42 anos, morreu e outros dois policiais, uma federal e outro civil, ficaram feridos durante uma operação conjunta entre os governos estadual e federal em Valéria. Desde então diversos conflitos entre bandidos e policiais, e entre bandidos e bandidos foram registrados no bairro.

Moradores disseram que a instalação da delegacia pode trazer um alívio, mas a Polícia Civil informou que o projeto para mudar a sede do CIA Aeroporto para Valéria já estava pronto há mais de um ano. O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, disse que as ações permanecem em curso.

“As forças de segurança estão coesas e trabalhando na construção desse quebra-cabeça que é uma instrução criminal. Informações estão sendo checadas, perícias estão sendo feitas e resultados de análises somados ao caderno probatório. A 8ª DT é a 38ª entrega do governo do estado, em 2023, então, a implantação em Valéria valoriza o servidor e a população, e demonstra o investimento para prestar um melhor serviço”, afirmou.

A nova delegacia é maior que as outras unidades que existem em Salvador e tem uma novidade. Ao invés do balcão comum, onde a vítima relata o crime sofrido ao mesmo tempo que acompanha o relato de outras pessoas, o espaço será individual. Quem for prestar queixa será ouvido em uma sala fechada, o que dará mais privacidade. A delegada-geral, Heloísa Brito, afirmou que o atendimento será mais humanizado.

“A delegacia está sendo entregue informatizada, com novos computadores e com procedimento policial eletrônico, não será preciso usar papel. Além disso, após a conclusão o inquérito será encaminhado direto para o Poder Judiciário. Seremos o primeiro estado do Brasil a ter essa interatividade, ou seja, os dois sistemas se falam e isso traz mais celeridade e eficiência nas investigações”, disse.

Quando foi inaugurada a 8ª Delegacia funcionava em Valéria, no segundo andar de um prédio com pouca infraestrutura, mas depois foi transferida para o edifício da Polícia Civil no CIA Aeroporto, onde estava até o momento. A população reclamava da distância e dizia que a região em que a unidade ficava dificultava o acesso, o que fez surgir o planejamento para a mudança.

A nova estrutura fica na Rua Regina Andreia e já começou a funcionar. O espaço tem salas de atendimento individualizado, de investigação, de reconhecimento, monitoramento, além de alojamentos masculino e feminino. O prédio antigo será reformado e terá uma nova destinação que ainda não foi definida.

Além de Salvador, outras unidades da Polícia Civil, PM e Corpo de Bombeiros foram entregues em Feira de Santana, Gandu, Crisópolis, Iaçu, Amargosa, Sítio do Mato, Caetanos, Serrinha, Urandi, Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Wanderley, Sento Sé, Guanambi, Serrolândia, Itabuna, Irecê, Andaraí, Brumado, Teixeira de Freitas, Campo Formoso, São José do Jacuípe e Curaçá.