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Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2024 às 20:04
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chegou a mais cinco unidades do SAC do interior do Estado. Agora, as pessoas também podem emitir o documento nos pontos SAC Camamu, Canavieiras, Jaguaquara, Santo Estevão e Riachão do Jacuípe, a partir de quarta-feira (16).
O atendimento para a CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo Gov.br, pelo portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa nesta segunda (14) e nesta terça (15). Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na referida unidade, sem necessidade de agendamento, sempre com o protocolo em mãos.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.
Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A inclusão do nome social também pode ser feita a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro.
A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no Gov.br três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.
É preciso fazer a nova carteira de identidade?
Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento, já que o padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
O atendimento da CIN já acontece nos 12 postos SAC da capital; nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS); nos 21 do interior; e em sete Pontos SAC (Amargosa, Cruz das Almas, Guarajuba, Itaberaba, Paripiranga, Santa Inês e Vera Cruz).
Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (https://www.ba.gov.br/administracao/) e o site do SAC (www.sac.ba.gov.br).