Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Nos primeiros 15 dias do ano, 9 tiroteios e 3 mortes foram registrados no Engenho Velho da Federação

Moradores relatam tiroteios constantes na região

  • G
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 06:30

Engenho Velho da Federação
Engenho Velho da Federação Crédito: Marina Silva/CORREIO

O início do ano foi violento no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam que nove tiroteios foram registrados no local nos primeiros dias de janeiro, com três mortos e dois feridos. O Instituto Fogo Cruzado não registrou tiroteios na região no mesmo período do ano passado. Outras duas mortes foram registradas em localidades próximas.

No último domingo (14), um criminoso foi morto durante conflito entre policiais e traficantes, na localidade conhecida como Beco da Rabada, na região do Forno, próximo à entrada do bairro. Segundo a Polícia Militar, o batalhão recebeu uma denúncia de que havia homens armados na região e ao chegarem no local, foram recebidos a tiros. O homem atingido foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Ele portava uma pistola 380 e munições. A arma foi apresentada na delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

A reportagem esteve no Engenho Velho da Federação na manhã desta segunda-feira (15). O movimento na entrada do bairro seguia normalmente. Um morador, que não quis se identificar, conta que os comércios seguem funcionando no horário normal, mas que os moradores evitam ficar na rua até tarde. "Os tiros são na rua de baixo, mas a gente consegue ouvir daqui. Quando chega a noite, o pessoal que sai do trabalho, vai direto pra casa. Ninguém quer ser pego pelos tiros", contou

Em outra região do bairro, os moradores estavam mais tensos. Um comerciante relata que o movimento da sua loja ficou bastante reduzido na última semana devido aos conflitos. "Tá todo mundo com medo de sair na rua. Domingo eu tive que fechar a minha loja mais cedo porque não passava ninguém por aqui", disse. O comerciante relatou que na manhã desta segunda-feira (15) houve dois tiroteios no bairro. As polícias Civil e Militar responderam, em nota, que não houve registro de ocorrência. No momento da entrevista, uma viatura da Polícia Militar fazia ronda no local.

Violência no bairro

Moradores relatam que os tiroteios são constantes na região do Engenho Velho da Federação. Na última semana diversos casos de violência foram registrados no bairro. Segundo a Polícia Militar, facções criminosas disputam o controle de pontos de venda de drogas na região.

Na terça-feira (09), um homem foi morto após um ataque de criminosos no Beco da Rabada. Segundo a Polícia Civil, a vítima se chamava Sidnei Santos dos Anjos e estava indo para o trabalho quando foi atingido pelos disparos. Além de Sidnei, outro homem foi atingido no ataque e foi atendido em uma unidade de saúde.

Na quarta-feira (10), dois suspeitos foram mortos durante tiroteio com policiais militares na localidade do Cachimbeiro. A PM informou, em nota, que policiais faziam ronda pela região quando foram recebidos a tiros pelos criminosos. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde, mas não resistiram. Na ação, a polícia ainda apreendeu duas armas de fogo, munições, maconha, crack e cocaína.

Na quinta-feira (11), agentes de Polícia Militar faziam ronda na localidade Vila Verde, quando avistaram homens armados. Na fuga, os bandidos atiraram contra os policiais. Houve troca de tiros, no entanto, os suspeitos conseguiram fugir deixando para trás duas bicicletas, uma balança de precisão, dois celulares, uma porção de cocaína e 28 porções de maconha.