Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Nível Atenção: Defesa Civil dispara alerta para chuvas até quinta-feira (28)

Após acumulado de chuva superior a 80 mm em três dias, mau tempo deve continuar até quinta-feira

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 16:29

Monitoramente de chuvas em Salvador
Monitoramente de chuvas em Salvador Crédito: Valter Pontes / Secom PMS

Em três dias, Salvador registrou acumulado de chuva acima de 80 milímetros. Por causa disso, a cidade passou do Nível de Observação para o Nível de Atenção da Defesa Civil de Salvador (Codesal) quanto as chuvas que estão previstas para cair até quinta-feira (28). A mudança serve de alerta para riscos de ocorrências, como desabamentos e deslizamentos de terra, seguindo os protocolos do Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC).

Segundo Sosthenes Macedo, diretor geral da Codesal, a mudança de nível é baseada em um estudo geotérmico com ensaios e sondagens feitas em diversas áreas da cidade. “Fazemos esse uso [do indicador de nível] com base em dados geotérmico, como o encharcamento de solo, e cruzamos com os acumulados de chuva”, esclareceu.

Nas últimas 24 horas, as cinco localidades com maiores acumulados de chuva registrados foram Barro Duro (87,4 milímetros), Ilha dos Frades (80 milímetros), Base Naval de Aratu (76,4 milímetros), Nova Esperança (67,6 milímetros) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (57,4 milímetros). Os dados foram atualizados às 15h52 desta terça-feira (26).

Da meia noite até 16h17 desta terça, 69 ocorrências foram contabilizadas pela Codesal, sendo: 23 ameaças de desabamento, 18 ameaças de deslizamento de terra, 17 deslizamentos de terra, quatro ameaças de desabamento de muro, três desabamentos parciais e uma infiltração. No registro, há uma árvore caída e um galho de árvore caído.

A previsão da quarta-feira (27) é de céu nublado com chuvas moderadas a qualquer hora do dia. Já na quinta-feira (28), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia.

Em caso de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).