Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

"Ninguém imagina que possa acontecer em sua própria família", diz irmão de morto em deslizamento

Cinco pessoas foram vítimas dos deslizamentos que ocorreram em Saramandaia na quarta-feira (27)

  • Foto do(a) author(a) Vitor Rocha
  • Vitor Rocha

Publicado em 28 de novembro de 2024 às 19:48

Gerson Alexandrino Santos Júnior deixa dois filhos
Gerson Alexandrino Santos Júnior deixa dois filhos Crédito: Vítor Rocha/CORREIO

Familiares e amigos se despediram precocemente de Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, nesta quinta-feira (28). O sepultamento do jovem ocorreu às 16h, no Cemitério Municipal de Brotas, na Rua Teixeira Barros, em Salvador. O ajudante de pedreiro é uma das cinco vítimas dos deslizamentos de terra que atingiram o bairro de Saramandaia na quarta (27). Até o momento, outras três pessoas estão feridas e uma está desaparecida.

Em meio a um clima de comoção, os presentes se reuniram na sala próxima a entrada do cemitério para prestigiar a memória de Gerson e lamentar a perda. Irmão da vítima, Jadson Pereira, de 28 anos, descreveu o momento como um choque para a família. “Vai estar sempre na memória. É uma tragédia. A gente vê na televisão, mas ninguém imagina que possa acontecer em sua própria família. Se com o parente dos outros a gente já sente, imagina receber essa pedrada de uma hora para outra. Ainda mais de uma pessoa tão nova, moderna, cheia de vida e de vontade de viver”, declarou.

A chegada do corpo de Gerson levou os enlutados, baqueados pela perda, a caírem em lágrimas no recinto. Após se despedirem pela última vez, familiares levaram o caixão fechado até a carneira 1105 D da instituição, onde ele foi sepultado. Entre cânticos religiosos e palavras de conforto, algumas pessoas chegaram a passar mal e precisaram receber apoio de outros presentes para se recompor. Após a cerimônia, todos foram se dirigindo, pouco a pouco, à saída do cemitério.

Veja o que se sabe das outras vítimas

Além de Gerson, quatro pessoas também foram soterradas por deslizamentos em outra região de Saramandaia durante a quarta-feira (27). Populares afirmaram que a tragédia atingiu pelo menos 10 casas na região. No momento que o desabamento ocorreu Salvador registrava 219 mm de chuvas nas últimas 72h, conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) da Defesa Civil da capital (Codesal). O número representa o dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2.

Marcelo Heitor, seis anos

Filho de Diane Andrade, 33 anos, o pequeno Marcelo Heitor foi a primeira vítima a ser resgatada. Ele foi entubado e encaminhado para o Hospital do Subúrbio.

2) Diane Andrade, 33 anos

Diane Andrade tem 33 anos, é cabeleireira e, no tempo vago, trabalha com salgados e doces para festas. Ela mantinha um salão de beleza na varanda de casa, que ficou destruída após o soterramento. Casada, é mãe de Marcelo Heitor, seis anos, e Paulo Andrade, 18 anos. É conhecida na vizinhança por ser religiosa e frequentar a Assembleia de Deus todas as segundas, quartas e domingos. Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE).

3) Adriano dos Santos, 30 anos

Adriano dos Santos tem 30 anos, é pintor e trabalha com emplacamento de carros. No momento do acidente, ele tinha acabado de retornar para casa em busca do guarda-chuva e foi surpreendido pelo desabamento. É casado e pai de cinco filhos. A esposa, que estava em Feira de Santana, voltou para Salvador assim que soube do acidente.

4) Paulo Andrade, 18 anos

Paulo Andrade é filho de Diane Andrade e irmão de Marcelo Heitor. Ele completou 18 anos recentemente. A suspeita da família é que, no momento do acidente, ele estivesse em casa se preparando para ir ao estágio. É definido pelo pai e pela tia como um garoto tranquilo e prestativo, que auxiliava a mãe a obter renda. Até o momento, Paulo ainda não foi encontrado pela equipe de resgate.