Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Yan Inácio
Publicado em 29 de março de 2025 às 16:34
João Jorge Amado Filho, neto do escritor Jorge Amado e da escritora Zélia Gattai, fez um comentário atacando a opinião de Flávia Azevedo, colunista do CORREIO, sobre a absolvição do ex-jogador Daniel Alves neste sábado (29).
Jonga Amado, como é conhecido, usou os comentários de uma publicação no Instagram para criticar a colunista. “Essa senhora tem uma raiva dos homens, um absurdo ainda ter espaço no jornal para escrever essas besteiras”, escreveu.
No texto, Flávia explica como a sentença que anulou a condenação por agressão sexual contra uma jovem em uma boate em Barcelona em 2022 não levou em consideração os exames de corpo de delito que provam as possíveis agressões e as mudanças de depoimento de Daniel Alves ao longo do caso. A colunista argumenta então que a decisão da Justiça espanhola considera que a palavra da mulher "não é confiável”.
Ao CORREIO, Flávia respondeu as provocações: "Aposto que não foi esse comportamento que ele aprendeu em casa. A família Amado presenteia o mundo com pessoas talentosas, inteligentes e respeitosas, há muitas gerações. Tanto mulheres quanto homens. Tenho certeza de que, se estivessem vivos, Zélia e Jorge se envergonharam desse ato do neto". Ela também comentou as críticas em sua rede social.
A anulação da sentença do ex-lateral também foi criticada pela advogada da vítima, Ester García. Para ela, a absolvição foi uma surpresa e "representa um retrocesso, tanto legal quanto social, na luta contra a violência sexual". "De alguma maneira, pode desencorajar as mulheres que denunciam violações sexuais sofridas depois de algum tempo", afirmou à emissora estatal RTVE.
A advogada também afirmou que estuda entrar com uma apelação contra a anulação da condenação do ex-jogador. De acordo com a RTVE, o Ministério Público de Barcelona também analisa a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal da Espanha, segundo fontes do Ministério Público.