Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Neste domingo (8): confira a programação das festas para a padroeira da Bahia

Missa solene será celebrada pelo cardeal Dom Sergio da Rocha

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 11:41

Procissão terá início após a missa das 8 horas
Procissão terá início após a missa das 8 horas Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Neste domingo (8), devotos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, comemoram os 170 anos da proclamação do dogma católico que atestou que a Virgem Maria foi preservada do pecado original e de suas consequências desde o ventre de sua mãe. Às 8 horas, uma missa será celebrada pelo cardeal Dom Sergio da Rocha e, em seguida, haverá a tradicional procissão, no Comércio, em Salvador. 

O tema da celebração deste ano é  “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança”. A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, acolherá os fiéis que desejam louvar e agradecer. 

A novela solene acontece nesta sexta-feira (6) e sábado (7), sempre às 19h. Serão celebradas missas às 16h30, e celebrações eucarísticas às 15h30 e 17h. No último dia do novenário, no sábado, também haverá missas às 12h, às 14h e às 15h.

O dia dedicado à padroeira da Bahia, domingo (8), terá início com a alvorada e missas às 5h, às 6h, às 13h, às 14h e às 15h30, sendo esta última conhecida como Missa da Amizade. O ponto alto dos festejos será a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, cardeal Dom Sergio da Rocha, às 8h.

Em seguida, ocorrerá a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José pelas principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica, onde acontecerá a bênção. Veja as celebrações que vão ocorrer em outros bairros abaixo: 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria/Palestina)

Os devotos participarão da procissão, que terá início às 17h, saindo do Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília de Valéria, e seguindo até o CESF, onde será celebrada a Missa, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi)

Serão celebradas missas às 7h (presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão) e às 10h (sob a presidência do padre Jorge Brito). Já às 16h, os fiéis se concentrarão na Comunidade São Francisco de Assis, em Praia Grande, de onde sairão em procissão até a Matriz para participar da última Celebração Eucarística deste dia, presidida pelo neossacerdote, padre Luís Otávio Silva dos Santos.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha)

Como parte da programação, a paróquia acolherá a visita da imagem peregrina do Senhor Bom Jesus do Bonfim, que chegará no dia 6 e permanecerá até 8 de dezembro. Nesta data – Solenidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus – os fiéis participarão da alvorada às 6h; do Ofício da Imaculada Conceição às 7h30; e de uma procissão às 8h, com a imagem do Senhor do Bonfim, saindo do Largo da Soledade, passando pelo Largo do Queimado, Rua do Queimado, Vila Vicentina, Rua Francisco Blanco, Estrada da Liberdade e Estrada da Lapinha até a Matriz, onde será celebrada a Missa Festiva às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã)

No dia festivo, 8 de dezembro, as homenagens terão início às 6h com o “anúncio da alegria”, como é chamada pela comunidade a alvorada festiva. Neste dia haverá Missas às 7h e às 10h. Já às 16h30 acontecerá a procissão, saindo da Matriz e percorrendo as ruas Cacimba, Alto da Cacimba, Praça do Coreto, Ladeira do Abaeté, Rua do Dominó Clube, Praça da Coelba e retornando à Matriz. Às 18h o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Missa Solene, que será campal.