Na fila por uma vaga de estágio? Especialistas dão dicas para processos seletivos e entrevistas

Salvador tem mais de 3 mil vagas de estágio e aprendiz abertas pelo CIEE

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 08:00

Veja dicas para conseguir vagas de estágio Crédito: Shutterstock/Reprodução

O que é fundamental para ser aprovado em uma seleção? Uma pergunta frequente na cabeça de estudantes que procuraram por vagas de estágio nesse início do ano. Em Salvador, onde há um evento com 3 mil vagas abertas nesta terça-feira (20), estar preparado para as seleções é o mínimo para quem quer entrar no mercado de trabalho. Por isso, especialistas em Recursos Humanos foram ouvidos pela reportagem para dar orientações aos candidatos.

Daíse Marques, que é psicóloga com atuação na área organizacional e de gestão estratégica de RH, afirma que o ponto de partida é o currículo. “Trabalho com processos de seleção e análise de currículos e sempre aconselho investir em cursos profissionalizantes. Na internet, tem alguns portais com cursos gratuitos, como os de informática, português, matemática, raciocínio lógico e inglês. São cursos que fazem a diferença, já que o candidato não entra no mercado totalmente verde”, afirma.

Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos da Bahia (ABRH-BA), Vitor Igdal indica que os estudantes fiquem atentos aos detalhes dentro do currículo, mostrando o que o diferencia de outros concorrentes que estão na disputa pela vaga. “Precisa ter um objetivo profissional para a pessoa, o que ela deseja ao menos, o que ela almeja como profissional... Isso é um diferencial. Ter escrito quais são as habilidades comportamentais e técnicas e cursos que já foram feitos, também é um diferencial muito grande”, fala o presidente, citando também experiência em voluntariado.

Ainda de acordo com Igdal, as diferenças entre os currículos, apesar de sutis, são determinantes para a escolha de quem ficará com a vaga. Por isso, ele recomenda que o candidato saia do que já é usual dentro do que é entregue no currículo pelos estudantes. O presidente, por exemplo, cita algo que é incomum nos currículos, mas bem observado por quem analisa

“Um ponto que pouca gente aplica também são referências. Acho que vale a pena, se esse estagiário já teve a oportunidade de trabalhar com outra pessoa, pedir uma referência pra incluir no currículo. Ou então, se não incluir no currículo, ter preparado para que, caso a empresa de seleção peça, já tenha pronto para entrega”, completa ele.

Daíse acrescenta ainda o bê-á-bá de toda candidatura, que compreende o conhecimento do local para qual você está se inscrevendo na sua seleção e dos gostos e objetivos profissionais do candidato. Segundo ela, é necessário que o estudante conheça onde quer pisar e o porquê da escolha por empresa A ou B.

“Para a entrevista, quando selecionado, é importantíssimo pesquisar sobre a empresa, o que faz, os valores, história e tentar entender por que quer trabalhar na empresa e como se conecta com ela. Outro fator importante na hora de buscar estágio é buscar fazer o que gosta, ainda que de forma generalista, buscar empresas que disponha de vagas na área de atividades lhe agradam”, termina.