Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 5 de março de 2024 às 13:51
O projeto Saúde nos Bairros, da Prefeitura de Salvador, vai levar serviços médicos e laboratoriais para cinco distritos da capital baiana em março. A iniciativa chegou à Boca do Rio na segunda-feira (4), onde permanecerá até o dia 16. Durante esse período, moradores da região vão contar com acesso rápido e fácil a consultas, exames e demais encaminhamentos, que têm sido oferecidos em uma unidade móvel estacionada no Curralinho, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF).
Até o final desse mês e início de abril, as ações serão ofertadas em Cabula/Beiru, Subúrbio/Ilhas, Itapuã e São Caetano/Valéria.
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que esse é o 41º bairro beneficiado com a iniciativa desde o seu lançamento, em abril do ano passado. “O programa é estruturado para atender às principais necessidades dos soteropolitanos, com comodidade e serviços de qualidade e de forma facilitada, pertinho de casa. Seguiremos avançando por toda Salvador, cuidando de perto da nossa gente”, declarou a gestora, lembrando que a ação já promoveu mais de 800 mil atendimentos.
A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços da atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas.
Residente na comunidade da Boca do Rio, Dona Nilza Oliveira, 60 anos, foi em busca de uma consulta com cirurgião para retirada da vesícula. “Já fiz os exames pré-operatórios e agora corri para cá para agendar a operação”, disse a dona de casa que aproveitou a gama de serviços e realizou, ainda, mamografia e USG da tireóide.
No rol de procedimentos ofertados pelo Saúde nos Bairros, estão consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.
A coordenadora do programa, Edliene Vieira, explica que o principal propósito do Saúde nos Bairros é atender, de forma célere, a comunidade onde o mutirão é iniciado. Segundo ela, a iniciativa realiza uma média que varia entre 13 e 14 mil atendimentos a cada distrito por onde passa. A coordenadora entende que durante o mês de março, em função das comemorações pelo Dia da Mulher, as buscas por mamografia e demais exames ginecológicos devem aumentar.
“Por isso, aumentamos a oferta da mamografia. Convidamos todas as mulheres a virem fazer o seu exame. Temos vagas todos os dias de segunda a sábado”, convida a coordenadora. As atividades seguem na Boca do Rio até o dia 16 de março, das 7h às 17h, de segunda a sábado (até às 13h). Para ter acesso aos procedimentos, os interessados devem comparecer ao local munidos de cartão do SUS, RG e guia de exames pretendidos.
Programação do Saúde nos Bairros:
Distrito: Boca do Rio
Data: 04 a 16
Local: Curralinho
Distrito: Cabula/Beiru
Data: 11 a 23
Local: Arenoso
Distrito: Subúrbio/Ilhas
Data: 18 a 30
Local: Guerreira Zeferina
Distrito: Itapuã
Data: 25 a 06 de abril
Local: Mussurunga I
Distrito: São Caetano/Valéria
Data: 25 a 06 de abril
Local: Pirajá