Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Mulher transforma residência em um espetáculo natalino com mais de 55 mil luzes e 250 Papais Noéis

Em um cenário repleto de luzes e magia, a casa de Déborah Borges Lima se transforma em uma das principais atrações de Feira de Santana

  • H
  • Heider Sacramento

Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 15:44

Residência no bairro Pampalona, em Feira de Santana, ganha decoração encantada de Déborah Borges Lima Crédito: Reprodução/TV Subaé

Com mais de 55 mil luzes, 250 Papais Noéis e até neve artificial, a casa de Déborah Borges Lima, agente de saúde de 44 anos, virou um dos maiores símbolos do Natal em Feira de Santana. Desde 2001, a tradicional decoração natalina de sua residência vem ganhando proporções cada vez mais grandiosas, criando um espetáculo de magia que atrai moradores de toda a cidade.

Desde a infância, Déborah se encantava com o Natal, sempre inspirada pelos filmes natalinos e pelas tradições da família. No entanto, foi em 2001 que ela decidiu assumir a responsabilidade de criar sua própria decoração, e, de lá para cá, a cada ano o projeto só cresce. "Desde que assumi a decoração, cada visitante se surpreende a cada ano. Não sei o que vou inventar no ano seguinte, mas sempre acabo criando algo novo. Este ano, quando comprei a máquina de neve, queria criar um tema relacionado aos flocos de neve, mas não consegui encontrar uma frase que fizesse sentido. Foi quando me veio a ideia: 'Natal, a magia está no ar'", disse Déborah, destacando que o tema de 2024 está diretamente ligado à compra da máquina de neve.

Urso gigante recebe os visitantes na casa com um toque encantador. Crédito: Reprodução/TV Subaé

Toda a elaboração da decoração é feita por ela mesma, desde a instalação elétrica até a colocação de cada enfeite. "É muito gratificante criar um tema e ver a decoração tomando forma. Quando percebo que consegui, penso: 'Mais um ano concluído'. E, ao ver as pessoas entrarem e se emocionarem, especialmente as crianças, sinto que realmente consegui transmitir a magia do Natal. Este ano, três senhoras que nunca tinha visto me abraçaram emocionadas e disseram que minha casa era mágica e dava vontade de não sair", contou, emocionada.

Antes do Natal, Déborah realiza uma noite especial de inauguração para amigos e familiares. Depois, as visitas são abertas ao público, com horários definidos: de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 21h, e nos fins de semana, das 19h às 21h.

A montagem da decoração é um processo que leva semanas, e Déborah revelou que, este ano, o trabalho durou 21 dias. "Comecei no final de setembro, mas tive que parar por conta de um problema de saúde e só retomei a decoração uma semana depois. Para muitas pessoas, parece rápido, considerando a quantidade de itens. Me perguntam quantos objetos tenho, mas eu não sei a quantidade exata. Só conto os Papais Noeis e as lâmpadas, e vou marcando à medida que instalo. Mas, se for pensar em todos os objetos, são muitos e não tenho noção", explicou.

A decoração, que impressiona pelos detalhes, é composta por bolas coloridas, luzes piscantes, fadas e borboletas, além de figuras encantadas e um urso gigante na porta. A máquina de fumaça, que completa o cenário, dá um toque ainda mais especial à experiência.

O custo de toda essa magia é diluído ao longo dos anos, já que Déborah vai comprando os enfeites aos poucos, sem fazer grandes compras de uma só vez. "Os enfeites natalinos são caros. Se eu fosse comprar todos de uma vez, seria muito pesado. Mas comprei aos poucos. Se vejo um enfeite que gosto e não tenho, vou atrás, sem me importar com o preço, porque vale a pena. A melhor recompensa é ver o sorriso e a alegria das pessoas", explicou.

A magia do Natal

Déborah celebra sua época favorita do ano e destaca a importância de compreender o verdadeiro significado do Natal. Para ela, é uma grande satisfação transmitir a magia da data, algo que começou com sua mãe e continua com sua decoração única e especial.

"Com o passar do tempo, o espírito natalino vai desaparecendo do coração das pessoas. O Natal é o nascimento de Jesus, mas, muitas vezes, as pessoas se lembram apenas de confraternização, presentes e roupas novas, esquecendo do verdadeiro sentido da data. Eu comecei com minha mãe, montando um presépio, e depois inovei fazendo a decoração de Natal. É muito gratificante e realizador conseguir transmitir a verdadeira magia do Natal", finalizou.