Morre o ator e multiartista baiano Lula Martins

Ele foi protagonista do filme Meteorango Kid: Herói Intergalático

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2024 às 10:34

Lula Martins em cena do filme Meteorango Kid (1969)
Lula Martins em cena do filme Meteorango Kid (1969) Crédito: Reprodução

Morreu aos 80 anos o ator, pintor e multiartista baiano Antônio Luiz "Lula" Martins. Ele foi vítima de um infarto no dia 30 de junho, mas faleceu na noite da última segunda-feira (8), por volta das 23h.

Carlos Martins Lobão, primo de Lula, contou que o ator sofreu o infarto em sua casa, na cidade de Subaúma, no Litoral Norte. Ele foi levado para o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, onde ficou esperando a regulação.

Na última sexta-feira (5), ele foi transferido para o Hospital Santa Isabel, em Salvador, onde foi submetido a uma cirurgia no sábado (6). Lula reagiu bem ao procedimento, mas, infelizmente, no dia seguinte teve uma complicação e faleceu ontem. Ele deixou quatro filhos e netos.

Muitas histórias

Luiz Martins foi o protagonista do filme Meteorango Kid: Herói Intergalático. A obra de 1969 é dirigida por André Luiz Oliveira e narra, de maneira anárquica e irreverente, as aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia do seu aniversário.

A obra apresenta um jovem representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. Em 2015, foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

"Lula era um multiartista em tempo integral. Era muito sensível e tinha um olhar voltado para todas as artes o tempo todo. Além disso, era uma pessoa extremamente agradável de se conviver", disse seu primo Carlos Martins.

Carlos contou ainda que Lula seguia na ativa com a sua produção. "Ele estava produzindo muito, pintando e preparava uma exposição. Lula falava muito disso. Tive o privilégio de ser primo carnal dele e partilhar muitas histórias", concluiu.