Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 10:59
Herdeira da Ótica Ernesto, empresa tradicional do ramo óptico da Bahia, a empresária Liselotte Weckerle morreu aos 86 anos na manhã desta segunda-feira (20) em Salvador. A idosa teve um infarto dentro de casa, segundo familiares.
"Estamos em choque, abalados. Mas ela descansou e estamos rezando. Consternados sem saber o que dizer. É dor e tristeza. Uma falta muito grande, profunda, de uma pessoa tão maravilhosa que trabalhou pelo social a vida toda e dedicou tempo a todo mundo. Um ser de luz", lamentou Monika Weckerle, filha de Liselotte.
Lise, como era conhecida, nasceu em Salvador em 4 de março de 1938. Ela era filha do alemão Ernst Weckerle, fundador da ótica e chegou a ser diretora de Marketing e Recursos Humanos na empresa do pai. Entre 2003 e 2007 presidiu a Associação Comercial da Bahia (ACB) e foi a única mulher a assumir a provedoria da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, em 2013. Ingressou na irmandade em 2001 e, até hoje, era diretora de Cultura de Ação Social na organização.
A Ótica Ernesto foi fundada na década de 40 e chegou a ser uma das maiores empresas do nicho no estado, tendo 13 lojas espalhadas por Salvador e duas griffes próprias – SV e Sunvilly. Um outro sucesso do empreendimento foi a propaganda da TV com o slogan "Ernesto, meu rapaz". A gestão da ótica passou por duas gerações da família Weckerle. Atualmente faz parte do Grupo Óticas Brasil, administrada pelo empresário Rafael Alonso. Lise era uma das sócias.
O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, manifestou o seu pesar e se solidarizou com os familiares e amigos de Lise. “Teve importância formidável para a cidade do Salvador. Fez muito pelos que mais precisam de auxílio. Transmitiu amor, semeou fraternidade, persistiu nos objetivos e acreditou na vida. Neste momento, reforçamos nossa união e solidariedade à família e amigos pela perda dessa grande mulher”, lamentou o provedor.
Lise deixa uma filha e três netos. O velório será nesta segunda (20) a partir das 13 horas no Campo Santo. Às 17 horas acontece a cerimônia de cremação.