Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Morar Melhor alcança quase 2 mil casas reformadas em Paripe

As intervenções chegaram ao bairro pela terceira vez

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 12:49

Família beneficiada pelo programa Morar Melhor
Jussara dos Santos Teixeira e os filhos Tifane e Alef celebram as melhorias Crédito: Divulgação Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quarta-feira (8), mais 101 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. As intervenções chegaram ao bairro pela terceira vez, totalizando 1.976 lares beneficiadas pelas melhorias habitacionais.

“Não há nessa cidade um programa que traga mais dignidade para as pessoas do que o Morar Melhor. As famílias beneficiadas geralmente não conseguem se sustentar, pagar as contas no final do mês, quanto mais ter dinheiro para fazer uma reforma. E essa iniciativa tem esse poder de alcance, mudando a realidade daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, promovendo mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, o gestor visitou a casa de uma das moradoras beneficiadas: a vendedora ambulante Jussara dos Santos Teixeira, 31 anos. Mãe de dois filhos, Tifane, 8, e Alef, de 5, ela vive na Rua da Gameleira desde que nasceu e celebrou as melhorias feitas dentro do próprio lar.

Bruno Reis e Ana Paula Matos
Bruno Reis e Ana Paula Matos Crédito: Divulgação Betto Jr. Secom/ PMS

Além de receber serviços como reboco, pintura, piso, troca de telhados, substituição de portas e janelas, a estrutura do imóvel dela foi ampliada, ganhando quarto, cozinha e área de serviço.

“Minha casa agora é outra após o Morar Melhor. O chão era ‘cru’, só no cimento, não era pintada. Em dias de chuva, durante as madrugadas, a água caía por cima dos meus filhos que estavam deitados na cama. Era uma situação muito difícil. Cheguei a perder duas TVs, guarda-roupa. Além disso, havia uma insegurança. O lugar da porta principal era uma tábua”, lembrou Jussara à equipe da Prefeitura.

Ela falou ainda que, como um dos esforços para realizar o sonho de ter um lar digno, chegou a destinar durante meses o auxílio do Bolsa Família para comprar material de construção. “Mas aí veio o Morar Melhor. Só tenho gratidão. Antes eu tinha vergonha de trazer alguém de visita. Hoje quero fazer churrasco, feijoada na lenha, reunir os amigos”, disse sorridente.

Marca

O programa Morar Melhor promove não apenas melhorias habitacionais, mas também impacto social. Além de revitalizar os imóveis, a iniciativa resgata a autoestima dos moradores, valorizando os bairros e fomentando a economia local por meio da geração de empregos durante as obras.

“É um programa que, ao longo de nove anos, já beneficiou mais de 54 mil residências, mudando a vida das famílias sem fazê-las mudar de endereço. A moradia é um lugar sagrado, onde a gente repousa, recupera nossas energias. Então, poder contribuir, ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas é fantástico", pontuou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.