Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 14:23
Ao menos 15 bairros de Salvador amanheceram sem água nesta quarta-feira (28) após a Embasa anunciar uma redução do fornecimento por conta das fortes chuvas em Salvador e Região Metropolitana (RMS). Em contato com a reportagem ou nas redes sociais da empresa, moradores de diversas localidades reclamaram da ausência do recurso sem um aviso prévio da empresa.
Entre os bairros sem água, estão Águas Claras, Boca da Mata, Cajazeiras, Cabula, Valéria, Parque São Cristóvão, Fazenda Grande do Retiro, Acupe de Brotas, Castelo Branco, Paripe, Periperi, Alto de Coutos, Alto do Cabrito, Jardim Nova Esperança e Garcia. Com tantos lugares sem água, as redes sociais da empresa se encheram de pessoas reclamando do serviço e a Embasa fechou os comentários de publicações mais recentes no Instagram.
Os usuários foram a publicações mais antigas, no entanto, para externar a irritação com a ausência do serviço. “Desativaram os comentários para ninguém reclamar do que vocês estão fazendo”, fala uma. “Não conseguem fazer o mínimo, não soltam avisos prévios e entregam um serviço de péssima qualidade”, reclama outro. Uma terceira pessoa reclama de dias a fio sem o serviço. “Boca da Mata e Cajazeiras três dias sem água. Pelo amor de Deus, gente”, desabafa uma moradora.
Segundo a Embasa, houve uma alteração nas características da água bruta disponível na barragem de Joanes 2 e, por isso, é necessária uma redução temporária da oferta para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, o que parecia ser uma redução, virou restrição de água para diversos bairros.