Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 13:57
Um menino de 8 anos morreu após sofrer um choque elétrico enquanto brincava em uma praça de Barra do Mendes, na Chapada Diamantina. O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira (15), na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade. A vítima, identificada como Rafael Matos Odwyer Lima Alecrim, encostou em um poste de ferro e recebeu a descarga elétrica.
O garoto foi rapidamente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Municipal Doutor Manoel Novaes, em Barra do Mendes, sendo posteriormente transferido para o Hospital Regional de Irecê, onde não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado como morte acidental na Delegacia Territorial de Barra do Mendes.
Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura lamentou a tragédia e expressou condolências à família. Também informou que entrou em contato com a Neoenergia Coelba, responsável pela rede elétrica na Bahia, para que providências urgentes sejam tomadas em relação aos postes da cidade, principalmente nas praças públicas, devido a riscos de choque elétrico. A prefeitura ressaltou que problemas na rede elétrica, como "gatos" de energia e fios desencapados, têm sido observados com as chuvas na região.
"Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos, enviando nossas mais sinceras condolências. Rafael deixa uma marca indelével em nossa comunidade, e sua partida deixa um vazio que será sentido por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo", diz o texto.
A Neoenergia Coelba lamentou a morte de Rafael, mas esclareceu que o acidente não teve relação com a rede elétrica sob sua responsabilidade. A empresa informou que o poste envolvido no incidente pertence ao sistema de iluminação pública, que é de competência da administração municipal. A concessionária também garantiu que a rede de distribuição de energia estava operando normalmente, de acordo com os padrões legais, no momento do acidente.