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Gilberto Barbosa
Publicado em 10 de outubro de 2024 às 22:46
Está dada a largada! A corrida para descobrir o melhor restaurante de Salvador começou na tarde de ontem, com o lançamento do prêmio “Melhores da Gastronomia: Edição Salvador”, em evento realizado no bairro de Ondina, na capital baiana. >
Durante os próximos dois meses, os interessados poderão se inscrever para serem avaliados por um corpo de 23 jurados. A divulgação dos finalistas será em janeiro de 2025 e o anúncio do vencedor, em março. >
O projeto conta com a parceria e o apoio do CORREIO, e foi idealizado pelo jornalista Ronaldo Jacobina e pela produtora de eventos Licia Fabio. É patrocinado pelo contador e CEO da HubNexxo, Paulo Neto. >
A avaliação dos estabelecimentos feita pelo corpo de jurados vai distribuir 38 prêmios para os melhores restaurantes, serviços, profissionais, entre outras categorias. “Esse prêmio vem para embelezar ainda mais a Bahia, porque nós gostamos de comer, de cozinhar e as pessoas viajam para ver essa maravilha que é a nossa gastronomia. Nossos cantores e escritores contam sobre ela em suas obras e queremos potencializar esse trade e fazer com que a nossa cena cresça ainda mais”, falou Licia Fabio. >
Um guia gastronômico também será produzido e publicado pelo jornal após a entrega do prêmio. >
Colunista do CORREIO, Ronaldo Jacobina explicou que a ideia surgiu a partir de uma inquietude do trio quanto a saída de prêmios gastronômicos de Salvador. “Nós sentíamos uma dificuldade de apresentar os talentos locais para a cidade em um momento em que a cena gastronômica está crescendo absurdamente. Essa é uma forma de estimular o cenário local, fazendo com que as pessoas frequentem os estabelecimentos e gerem um burburinho, valorizando os talentos que temos”, afirmou.>
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do "Melhores da Gastronomia" até o dia 15 de novembro. A avaliação será feita entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro pelo público e pelos jurados que, assim como no Guia Michelin, que avalia os melhores restaurantes do mundo, não serão conhecidos pelos concorrentes.>
“Nós queremos avaliar a experiência que o jurado teve naquele momento. No final da premiação, os restaurantes receberão um retorno de como eles foram avaliados e saberão a avaliação dos campeões para verem onde devem melhorar. Isso faz com que todo mundo busque um padrão mais alto, fortalecendo a gastronomia, a economia, o turismo e a cultura”, explicou Paulo Neto.>
Ainda segundo ele, os restaurantes deverão cumprir uma série de exigências para participar. A votação do júri terá peso sete enquanto o voto popular será com peso três. Um QR Code estará disponível na mesa dos restaurantes para a avaliação dos consumidores. >
“Queremos dar voz ao cliente e que eles se animem para ir a vários restaurantes dar a sua nota. Isso ajuda no funcionamento dos estabelecimentos, fortalecendo a economia e fomentando os negócios de gastronomia da cidade. As pessoas terão a chance de ir ao seu lugar favorito, avaliar e torcer para que ele seja um dos premiados”, disse Paulo. >
“Não poderíamos deixar de colocar a participação popular porque são eles que usufruem da gastronomia. Vamos criar um questionário onde as pessoas darão notas para o serviço, atendimento, sabor, entre outros. Criamos várias perguntas para eles responderem depois da experiência”, completou Ronaldo Jacobina. >
Para a editora-chefe do CORREIO, Linda Bezerra, a união é uma maneira de reforçar a ligação do jornal com a Bahia e o compromisso na exaltação da cultura local. “Essa parceria é importantíssima para nós, porque a gastronomia é um braço fortíssimo da nossa cultura, que fica ainda mais rica com os nossos sabores. Esse momento marca a missão do jornal de dar visibilidade à cidade e prestar serviço aos seus moradores”, exaltou. >
*Com orientação da subeditora Fernanda Varela>