Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Publicado em 8 de agosto de 2024 às 11:15
Os médicos baianos elegeram os representantes da Chapa 2, 'Em defesa da Medicina', para integrar o quadro do Conselho Federal de Medicina (CFM), na gestão de 2024 a 2029.
Eles receberam 5.549 votos, o equivalente a 30,14% dos votos válidos. Ao todo, 17.993 médicos participaram da votação realizada entre a quarta (6) e a quinta-feira (7).
A chapa eleita é formada pela médica intensivista Maíra Pereira Dantas (titular) e pelo médico do tráfego Antonio Edson Souza Meira Júnior.
Maíra Dantas, que é professora de Direito Médico em instituições como a Universidade Católica do Salvador (UcSal), é a atual conselheira federal suplente da Bahia. Já Meira Júnior é o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego no estado.
Entre as propostas da chapa estão a implementação de um exame de proficiência para obtenção do registro nos conselhos regionais, para médicos formados no Brasil, e a criação de uma comissão de defesa das prerrogativas do médico.
A Eleição CFM 2024 foi regulamentada pela Resolução CFM nº 2.335/23
Cada estado da federação e o Distrito Federal elegeram um conselheiro federal efetivo e um conselheiro federal suplente para CFM.