Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2024 às 10:53
A Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir a emissão de Registro Geral (RG), será emitida em mais postos SAC na Bahia a partir de agosto. Atualmente apenas duas unidades - Pituaçu e Salvador Shopping - fazem o atendimento. Estas também vão aumentar o número de vagas diárias no próximo mês.
Os postos que vão incluir o serviço, no entanto, ainda não foram definidos, assim como a data oficial do lançamento. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Administração da Bahia (Saeb).
A expansão acontece em meio a críticas de usuários por não conseguirem agendar o serviço. Ao procurar novas datas, o site aponta que não há datas disponíveis. A pasta estadual explicou que a situação acontece porque a aplicação da CIN é uma novidade e acontecerá de forma gradativa.
A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).
O novo documento terá o cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, e um QR Code para verificação de autenticidade do documento e dos dados do cidadão. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.