Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Mais postos SAC na Bahia passarão a emitir Novo RG em agosto

Unidades de Pituaçu e Salvador Shopping também terão vagas ampliadas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2024 às 10:53

Carteira Nacional
Carteira Nacional Crédito: Itep/Divulgação

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir a emissão de Registro Geral (RG), será emitida em mais postos SAC na Bahia a partir de agosto. Atualmente apenas duas unidades - Pituaçu e Salvador Shopping - fazem o atendimento. Estas também vão aumentar o número de vagas diárias no próximo mês. 

Os postos que vão incluir o serviço, no entanto, ainda não foram definidos, assim como a data oficial do lançamento. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Administração da Bahia (Saeb). 

A expansão acontece em meio a críticas de usuários por não conseguirem agendar o serviço. Ao procurar novas datas, o site aponta que não há datas disponíveis. A pasta estadual explicou que a situação acontece porque a aplicação da CIN é uma novidade e acontecerá de forma gradativa. 

A primeira via será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. O novo documento será emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). 

O novo documento terá o cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, e um QR Code para verificação de autenticidade do documento e dos dados do cidadão. A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.