Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Mais de 6 mil turistas desembarcam de cruzeiro para curtir Salvador na véspera do Natal

Passageiros de diversas origens desceram da MSC Grandiosa nesta terça (24) e vão aproveitar o dia na capital baiana

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 11:04

Turistas desembarcam em Terminal Marítimo de Salvador
Turistas desembarcam em Terminal Marítimo de Salvador Crédito: Marina Silva / CORREIO

Ao passar em frente ao Terminal Marítimo de Salvador, no Comércio, nesta véspera de Natal, já era possível sentir o clima de férias e curtição, com pessoas de diversas origens ansiosas para cumprir o roteiro programado para o dia na capital baiana. Nesta terça (24), a partir das 8h30, mais de 6 mil turistas desembarcaram da MSC Grandiosa, maior navio que já navegou em águas brasileiras, que saiu de Santos - litoral de São Paulo.

Com pouco mais de 8 horas para curtir na cidade, os principais destinos citados foram Pelourinho e Mercado Modelo, próximos a região em que o barco atracou nesta manhã. Chineses, paulistas, paranaenses e até mesmo soteropolitanos estavam a bordo do enorme navio para conhecer Salvador, ou para se revisitar a cidade e familiares. Na terra firme, os viajantes foram recebidos com percussão ao vivo e muita dança afro, para que todos já pudessem entrar no clima do verão na Bahia.

Anderson Chen, chinês e morador de São Paulo já conhecia Salvador como a palma da mão, porque já viveu na cidade durante 2 anos da sua vida. Mas, desta vez, estava aqui para curtir as férias com mais seis membros de sua família. Em Chen, como gosta de ser chamado, se via o brilho nos olhos de quem reencontra uma cidade querida, a qual já foi seu lar.

“Gosto muito daqui. Não sou de falar muito, mas tem muita memória boa aqui. Já morei dois anos, então conheço bastante. Vamos no Pelourinho e passear por aqui mesmo”, ressaltou o turista que terá que estar de volta ao cruzeiro ainda hoje, às 17h. A ceia de Natal será com família em alto mar, com uma boa música e comida à vontade.

Já Maria Cleusa Ribeiro é de uma cidade no interior de Santa Catarina, Prudentópolis, com pouco mais de 45 mil habitantes. Um sonho nutrido pela família há décadas era conhecer Salvador. Finalmente, este desejo em conjunto pôde ser realizado, nesta véspera de Natal.

“Faz muito tempo que a gente está planejando essa viagem com a família. A gente sempre sonhou estar aqui nesse momento. Minha cultura é totalmente diferente e a gente só vê falar daqui pelos jornais, pela mídia. É maravilhoso estar aqui vendo esse som ao vivo”, afirmou a mulher de um pouco mais de 50 anos, acompanhada por toda a família: Jonathan, Cris, Natan e Carlos.

Maria Cleusa Ribeiro e família curtem dia na capital baiana
Maria Cleusa Ribeiro e família curtem dia na capital baiana Crédito: Marina Silva / CORREIO

Alta temporada dos cruzeiros

Até maio do ano que vem, mais de 300 mil pessoas devem desembarcar por meio de cruzeiros em Salvador, gerando uma renda de R$265 milhões na economia baiana. Quase todos os navios fazem esquema de cabotagem: quando a viagem tem início e término em porto nacional, com trânsito exclusivo em portos brasileiros.

Os turistas, estrangeiros ou nacionais, são recebidos por equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur), empregadas na Operação Verão 2024. Ao todo, 15 policiais bilíngues atuam no acolhimento e registros de ocorrências de visitantes internacionais.