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Maysa Polcri
Publicado em 6 de março de 2024 às 06:00
Descredenciamento de clínicas e hospitais, recusa em atendimentos de emergência e dificuldade para marcação de procedimentos. Esses são alguns dos problemas enfrentados por beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) na Bahia. O sucateamento do plano de saúde dos servidores da Bahia foi motivo para 6.177 ações movidas entre janeiro de 2020 e agosto do ano passado.
As informações foram disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O ano de 2020, quando a pandemia da covid-19 teve início, foi o período em que mais denúncias foram feitas. Só naquele ano foram 3.069, mais da metade das ações dos últimos três anos. Entre janeiro e agosto do ano passado foram 439, uma média de 54 denúncias por mês.
Beneficiários que quiserem fazer denúncias contra o Planserv podem relatar o caso através do e-mail [email protected]. Em outubro, uma audiência pública foi realizada na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para discutir o descredenciamento de hospitais e clínicas do Planserv. O órgão foi procurado, mas não se manifestou sobre os desdobramentos da audiência.
No dia 21 de fevereiro, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) enviou um ofício à coordenação do Planserv solicitando uma reunião de urgência para tratar a recusa de emergências de hospitais em Salvador a atender os beneficiários.