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Millena Marques
Publicado em 4 de outubro de 2023 às 05:00
Quando um transatlântico atraca no Porto de Salvador, no mês de outubro, pessoas que trabalham no trade turístico têm uma certeza: começou mais uma temporada de cruzeiros. Os navios chegam e a economia sorri. Para se ter ideia, a estimativa da Cruise Lines International Association Brasil (Clia Brasil) é que cada um dos 325 mil turistas, que chegarão a Salvador nos cruzeiros, gastem, cada um, cerca de R$ 816,56, ou seja, um incremento de mais de R$ 265 milhões entre os meses de outubro e abril.
A estimativa para a temporada 2023-2024, da Clia Brasil prevê um crescimento de 100 mil passageiros de cruzeiros a mais do que na última temporada, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) só no Porto de Salvador. Em todo o estado, a previsão é de mais de 440 mil turistas desembarquem de navios de cruzeiros na temporada – um acréscimo de aproximadamente 40 mil em relação a temporada passada, até então, a maior da década. Segundo dados da Clia, em 2022, mais de 650 mil viajaram em cruzeiros pelo Brasil. Dos que passaram por Salvador, mais de 60% desejam voltar.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), as escalas do Porto de Ilhéus também aumentaram: são 33 este ano, três a mais do a temporada anterior. Porto Seguro também terá operações, que ainda estão sendo contabilizadas.
Na temporada 2022-2023, os 400 mil passageiros injetaram mais de R$ 240 milhões na economia do estado. Ainda conforme a Setur-BA, cada turista gasta no destino em que desembarca, em média, R$ 600 - valor utilizado em alimentação, bebidas, presentes e passeios.
Para a Clia, esse valor é um pouco maior: R$ 816,56 em Salvador e R$ 639,37 em Ilhéus. "Quando a indústria de cruzeiros cresce, impacta positivamente a economia do país, de toda cadeia de turismo, como agências de viagens, operadoras, gastronomia”, afirma Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
Outros que sentem o reflexo positivo na economia são os comerciantes. Entre o mês de outubro e maio, o faturamento das lojas (varejistas e artesanais) dobra em comparação aos outros meses. Os taxistas registram um aumento de pelo menos 20% nas corridas, e bares e restaurantes projetam um lucro 15% maior na capital.
Ao todo, serão ofertadas 57 escalas em Salvador na temporada 2023-2024 (de 25 de outubro até 7 de maio), duas a mais do que no ano passado. "Salvador vem se consolidando como porto de embarque, o que significa aumento no tempo de permanência do passageiro na cidade, já que as pessoas se hospedam e visitam a cidade e embarcam. Depois, voltam para o desembarque e podem permanecer por mais alguns dias”, afirma Ferraz.
De acordo com o presidente do Sindicato de Lojistas da Bahia (Sindilojas-BA), Paulo Motta, o Mercado Modelo e a região do Centro Histórico são os pontos mais beneficiados. No entanto, ele ressaltou que o comércio varejista registra um movimento maior com a programação de visitas aos shoppings e centro da cidade. "Em média, o crescimento do setor é de 50%, por causa do volume expressivo de consumidores que vêm nos navios", pontua.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA) prevê um crescimento de faturamento entre 10 e 15%. Segundo o presidente da entidade, Leandro Menezes, o impacto mais significativo é no entorno dos locais onde ocorrem desembarques e embarques de passageiros.
Como a maioria dos turistas pernoitam nos próprios navios, não há um levantamento específico da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (Abih-BA). Apesar disso, Luciano Lopes, presidente da Abih, tem consciência da importância para o setor. "Esses turistas visitam de forma muito rápida Salvador, se encantam e posteriormente acabam voltando", afirma.
O presidente da Associação de Taxistas da Bahia, Denis Paim, conta que a expectativa é de um aumento de 20% a 30% nas corridas da capital. "Vai variar entre 20 e 30%. É um momento de expectativa, porque estamos saindo do inverno, quando a cidade praticamente para e as corridas são limitadas".
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) reuniu, na última segunda-feira (25), representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), da Capitania dos Portos, do Terminal Marítimo de Salvador, da Codeba, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de entidades do trade turístico para debater ações conjuntas para a temporada de cruzeiros.
"Teremos este ano a maior temporada de cruzeiros da história, não somente em número de navios, mas também em quantitativo de cruzeiristas. É extremamente relevante para a nossa economia, mas demanda um trabalho articulado, coordenado e que possa garantir aos nossos visitantes uma permanência proveitosa e segura. O próximo passo será a reunião com a Associação de Cruzeiros Marítimos - Clia", explicou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.
Segundo a titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Camila Albuquerque, ações protetivas para garantir a segurança dos turistas serão aplicadas. "Vamos realizar uma operação especial, com a participação de servidores bilíngues, inclusive um poliglota, para melhor atender o turista estrangeiro. Teremos um papel de segurança pública aliado a um trabalho social de acolhimento ao cruzeirista nacional e internacional".
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro