Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 21 de outubro de 2023 às 09:21
A obra coletiva '80 anos da CLT - Reflexões e Críticas’, produzida por juristas, advogados e magistrados que analisam as oito décadas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi lançada na última sexta-feira (20), em Porto Seguro. O lançamento faz parte das atividades do 44º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista (Conat), que acontece desde a última quinta-feira (19) e vai até este sábado (20), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
"Este livro é uma homenagem aos oitenta anos de existência da Consolidação das Leis do Trabalho. É um livro diversificado e versátil, com o objetivo principal de promover reflexões e críticas sobre o cenário trabalhista atual. Constitui uma das trincheiras de luta da advocacia trabalhista no enfrentamento das alterações introduzidas pela reforma", explica a presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bernadete Kurtz.
Juristas de todo o Brasil participam do evento, em meio às celebrações dos 80 anos da CLT, que foi assinada por Getúlio Vargas em 1943. Organizado pela Abrat, o congresso discute temas que refletem sobre as relações individuais e coletivas de trabalho, assuntos relacionados ao Direito do Trabalho, à Justiça do Trabalho e às atividades diárias dos advogados na área trabalhista.
Um dos debates é sobre possíveis mudanças na CLT, para reversão de aspectos da Reforma Trabalhista, aprovada em 2017 e que exigiu a adoção de novas estratégias de defesa pelos trabalhadores. Outro tópico é a influência da inteligência artificial nas relações trabalhistas, que será abordado sob a perspectiva da classe trabalhadora diante das novas formas de trabalho que surgiram com o avanço da tecnologia.
Conforme destacou o organismo da ABRAT, e um dos organizadores do evento, entre as diversas reflexões do CONAT está a estratégia de defesa dos direitos dos trabalhadores depois da reforma.
"O Conat tem como objetivo principal a construção de uma estratégia de combate a essa reforma. Nossa intenção é sair do Conat com diretrizes de ação unificadas para a advocacia como um todo, a fim de auxiliar a classe trabalhadora a superar essa crise. Sairemos com teses e estratégias de ação que visam valorizar o trabalho humano no Brasil”, pontuou o advogado André Sturaro, representante da Abat e um dos organizadores do evento.