Ligada ao MST, Fabya Reis é anunciada como pré-candidata a vice-prefeita de Geraldo Jr.

Principal cabo eleitoral do pré-candidato do MDB, Jerônimo Rodrigues não compareceu ao evento nesta quarta-feira (5)

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 5 de junho de 2024 às 17:11

Pré-candidatura foi anunciada nesta quarta-feira
Pré-candidatura foi anunciada nesta quarta-feira Crédito: Adriel Francisco

O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), anunciou no início da tarde desta quarta-feira (5) a sua vice na corrida pelo Palácio Thomé de Souza. Trata-se de Fabya Reis (PT), atual secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, que se licenciará do cargo para concorrer às eleições municipais. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no bairro do Rio Vermelho e contou com a presença de lideranças da coligação, mas o principal cabo eleitoral do emedebista, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), não esteve presente no evento.

Natural de Itamaraju, no extremo-sul baiano, Fabya Reis iniciou sua vida pública aos 17 anos integrando o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), onde atuou por 13 anos. Ela é casada com o deputado federal Valmir Assunção (PT), que a indicou para a chapa. O parlamentar é um dos líderes estaduais do MST - movimento que causa polêmica por causa das invasões em terras agrícolas pelo país. Valmir pertence à corrente petista Articulação de Esquerda, que é considerada uma das mais radicais do Partido dos Trabalhadores.

Fabya Reis defendeu sua biografia política. "O fato de Valmir e eu termos uma trajetória de luta pela democratização da terra não mancha em absolutamente nada a nossa biografia. Pelo contrário, a gente tem orgulho de reafirmar que é importante construir uma sociedade ouvindo os movimentos sociais. Caso precise, vamos para o debate defendendo o direito da sociedade de se organizar para defender os seus direitos”, afirmou.

Nos governos petistas, Fabya Reis integrou as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Também foi secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Em janeiro de 2023, assumiu o comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Além de Fabya, dois novos integrantes da coordenação de campanha foram anunciados na cerimônia. São eles: Henrique Carballal, que se licencia da presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para ser o coordenador executivo, e Heber Santana, que deixou o cargo de chefe da Defesa Civil do estado, para ser o coordenador institucional da chapa. Eles se juntam à deputada federal Lídice da Mata (PSB), que é a coordenadora-geral; Yulo Oiticica, coordenador de articulação política; e Ivanilson Gomes (PV), coordenador de programa de governo, que já haviam sido anunciados.

*Com orientação do editor Rodrigo Daniel Silva