Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gilberto Barbosa
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 20:33
Por estar em tratamento contra um câncer na bexiga, o médium Divaldo Franco não compareceu ao evento ecumênico Movimento Você e a Paz, realizado nesta quinta-feira (19). Essa é a primeira edição da celebração sem a presença do líder espírita, que enviou um vídeo ao público presente no Largo Cruzeiro de São Francisco.
O evento é organizado pela Mansão do Caminho, organização social fundada pelo líder espírita. O diretor-presidente da entidade, Mário Sérgio Almeida, detalhou em que estado está a recuperação de Divaldo Franco.
"Ele está muito bem, está na fase final do tratamento, faltando apenas duas aplicações de quimioterapia e mais quatro de radioterapia. Em 2025, ele será um novo homem e logo estará de volta fazendo as nossas palestras", afirmou.
Apesar do tratamento, Divaldo Franco segue em sua residência, onde recebe assistência oncológica e nutricional, além de fisioterapia. A primeira fase do tratamento está sendo realizada no hospital Santa Izabel. Segundo a assessoria do Centro Espírita e da Mansão do Caminho, o líder está bem, lúcido e estável.
"A recuperação dele está sendo espetacular e mostra a força de vontade que ele tem de viver. Apesar dos 97 anos, ele está muito bem e segue firme no tratamento. Esse é o reflexo da paz dentro dele. Ele quer demonstrar que mesmo na dificuldade, consegue vencer", completou a nota.
Entenda o caso
O líder espírita iniciou tratamento contra um câncer na bexiga no dia 2 de dezembro. Ele foi internado no dia 17 de novembro no Hospital São Rafael após apresentar desconforto ao urinar. O diagnóstico foi divulgado no dia 23, após uma série de exames confirmar que a presença do tumor em estágio inicial e tratável. Ele retornou para casa dois dias depois.
"A hospitalização foi recomendada pela equipe médica para permitir um monitoramento mais constante de sua saúde, ao apresentar sinais de desconforto urinário. Após a realização de exames, foi constatada a presença de um câncer na bexiga, em fase inicial. O tumor é pequeno e encontra-se localizado. O tratamento adequado foi iniciado para que o problema seja solucionado", declararam, em nota, o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Obra Social Mansão do Caminho.
Por conta do problema de saúde, Divaldo está afastado das atividades. A programação do Centro Espírita e da Mansão do Caminho estão sendo comandadas por Mário Sérgio Almeida, diretor-presidente das instituições.
Em 2020, Divaldo se internou no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e foi submetido a uma cirurgia de correção de três hérnias de disco, problema que afeta a coluna. No ano seguinte, ele foi hospitalizado por causa de um cálculo renal.
*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo