Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Lavagem do Bonfim terá cinco carros-pipa e distribuição de protetor solar

Medidas são para reduzir a sensação térmica durante o cortejo

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 14:31

Festa é celebrada por católicos e pelo povo de santo
Festa é celebrada por católicos e pelo povo de santo Crédito: Valter Pontes/Secom

A Lavagem do Bonfim deste ano terá algumas novidades. Pela primeira vez, a Prefeitura resolveu usar carros-pipa para ajudar a reduzir a sensação térmica durante o cortejo que será realizado na quinta-feira (11), e vai também distribuir protetor solar e instalar umidificador nos pórtios de acesso a festa.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, explicou as mudanças durante a divulgação do censo da população de rua, nesta segunda-feira (8). A gestora disse que a expectativa está em alta, que a prefeitura aguarda grandes multidões para festa e que as estruturas de saúde já estão montadas ao lado da igreja.

"Identificamos que é possível colocar os carros-pipa nas ruas laterais. A Codesal está fazendo a vistoria in loco para definir esses pontos. Vamos ter também pontos de distribuição de protetor solar, a licitação saiu na sexta-feira, vamos distribuir 20 mil saches de protetor solar de 5ml, e teremos umidificadores nos pórticos para aliviar o calor de quem for para a Lavagem do Bonfim", explicou.

Nesta segunda-feira, haverá uma nova reunião entre Ana Paula, o prefeito Bruno Reis, o diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, e o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, para discutir se há necessidade de novas alterações para essas e outras festas.

As medidas são preventivas, depois das ondas de calor que atingiram o país nos últimos meses e de episódios de pessoas passando mal em eventos com grandes multidões em outros estados. A Lavagem do Bonfim atraí multidões de católicos e candomblecistas, porque o santo é reverenciado junto com Oxalá devido ao sincretismo, além de simpatizantes.